Ciclismo - Volta a Andaluzia 2023

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Portugueses atrasam-se na primeira etapa da Volta à Andaluzia

rubenguerreiroDR.jpg

Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira, ambos da Movistar, terminaram esta quarta-feira a primeira etapa da Volta à Andaluzia (179 quilómetros entre Puente de Génave e Santiago de la Espada) a 2,41 minutos do vencedor, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).


Poucos dias depois de ter vencido a clássica Jaén Paraiso Interior, Pogacar somou a segunda vitória da temporada, ao chegar isolado à meta, com o tempo de 5.04,08 horas, após lançar ataque a cerca de 12 quilómetros da meta, na terceira e última contagem de montanha de primeira categoria.

Na quinta-feira, corre-se a segunda etapa, numa ligação de 156,1 quilómetros, entre Diezma e Alcalá la Real.

A Bola
 
Tim Wellens vence a terceira etapa da Volta à Andaluzia

img_920x518$2023_02_17_17_16_39_2097875.jpg

O ciclista belga Tim Wellens (UAE Emirates) venceu, esta sexta-feira, a solo a terceira etapa da Volta à Andaluzia, com o companheiro de equipa esloveno Tadej Pogacar a segurar a liderança da geral individual.

Wellens, de 31 anos, estreou-se a ganhar com a nova equipa, ao cumprir os 161,8 quilómetros entre Alcalá de Guadaira e Alcalá de los Gazules em 3:47.12 horas, dando o terceiro triunfo, em três oportunidades, à UAE Emirates, depois de duas vitórias de Pogacar.

O francês Pierre Latour (TotalEnergies) chegou em segundo, a 14 segundos, e a 15 cortou a meta o italiano Samuele Battistella (Astana), terceiro.

O pódio da geral manteve-se inalterado e 'Pogi' segue líder, à frente de dois homens da Bahrain Victorious, com 48 segundos de vantagem para o colombiano Santiago Buitrago, segundo, e 52 para o espanhol Mikel Landa.

Quanto aos portugueses, os dois homens da Movistar perderam postos na geral, mantendo distâncias para a frente, com Rúben Guerreiro a cair para 23.º e Nelson Oliveira para 31.º.

A quarta e penúltima etapa liga no sábado Olvera a Iznájar em 164,8 quilómetros, com quatro contagens de montanha categorizadas.

Na versão feminina da corrida, a italiana Elisa Balsamo (Trek-Segafredo) venceu pelo segundo dia consecutivo, à segunda etapa, e lidera a geral, na qual a portuguesa Beatriz Roxo (Cantábria Deporte-Rio Miera) é 142.ª.

Record
 
Tadej Pogacar vence pela terceira vez na Volta à Andaluzia

img_920x518$2023_02_18_19_43_38_2098348.png


O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu este sábado a quarta etapa da Volta à Andaluzia, a sua terceira em quatro tentativas, e reforçou ainda mais a liderança da geral individual.


Pogacar, que já tinha vencido nos primeiro e segundo dias, cumpriu os 164,8 quilómetros entre Olvera e Iznájar em 4:01.11 horas, vencendo isolado com três segundos de vantagem em relação ao espanhol Enric Mas (Movistar), segundo, e nove segundos em relação ao italiano Lorenzo Rota (Intermarché-Circus-Wanty), terceiro.

Depois de 'ceder' a vitória ao belga Tim Wellens, seu colega de equipa, na terceira tirada, o campeão da Volta a França em 2020 e 2021 voltou ao topo e rubricou a quarta vitória em cinco dias de competição em 2023. A um dia do fim, a luta pela vitória ficou mais 'amarrada', uma vez que o esloveno tem agora 1.14 minutos de vantagem sobre o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), segundo, e 1.19 minutos sobre o colombiano Santiago Buitrago, também da formação baremita.

Os dois ciclistas portugueses em prova, ambos da Movistar, subiram posições na geral, com Rúben Guerreiro agora em 22.º, a 7.01 minutos do líder, e Nelson Oliveira em 28.º, a 11.26 minutos.

No domingo, a quinta e última etapa liga Otura a Alhaurín de la Torre em 184,3 quilómetros, com quatro contagens de montanha, uma delas de primeira categoria.
Na corrida feminina, que hoje teve a terceira etapa na estrada, foi a sul-africana Ashleigh Moolman (AG Insurance-Soudal QuickStep) a impor-se, assumindo a liderança da geral, num dia em que a portuguesa Beatriz Roxo (Cantábria Deporte -- Rio Miera) chegou fora de controlo.

Record
 
Tadej Pogacar conquista Volta à Andaluzia

img_920x518$2023_02_19_19_12_10_2098693.jpg

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) confirmou este domingo a vitória na Volta à Andaluzia, na quinta etapa conquistada num sprint restrito pelo espanhol Omar Fraile (INEOS).

Fraile, de 32 anos, impôs-se ao cabo de 4:27.59 horas, necessárias para cumprir os 184,3 quilómetros entre Otura e Alhaurín de la Torre, batendo dois italianos, Alessandro Covi (UAE Emirates), segundo, e Andrea Pasqualon (Bahrain-Victorious), terceiro.

Pogacar chegou a cinco segundos, em 14.º, e confirmou o triunfo na geral final de uma corrida em que venceu três de cinco etapas, com mais de um minuto para todos os rivais.

Dois ciclistas da Bahrain-Victorious completam o pódio, com o espanhol Mikel Landa em segundo, a 1.18 minutos, e o colombiano Santiago Buitrago em terceiro, a 1.23 minutos.

Os dois portugueses em prova, ambos da Movistar, ainda subiram posições na geral no dia de hoje, com Rúben Guerreiro a acabar em 21.º e Nelson Oliveira em 26.º.

Record
 
Voltar
Topo