Ciclismo - Volta a Arábia Saudita 2023

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Ivo Oliveira sexto classificado na 1ª etapa da Volta à Arábia Saudita

img_920x518$2023_01_30_14_42_20_2091572.png

O português Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi esta segunda-feira sexto na primeira etapa da Volta à Arábia Saudita em bicicleta, com o mesmo tempo do vencedor, o holandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), tal como Ruben Guerreiro (Movistar), que foi 15.º.

Groenewegen concluiu os 180,5 quilómetros do aeroporto de AlUla e Khaybar em 04:08.09 horas, impondo-se com facilidade na chegada ao sérvio Dusan Rajovic (Bahrain Victorious) e ao alemão Max Walscheid (Cofidis), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O 'sprinter' neerlandês vai partir para a segunda das cinco etapas, igualmente plana e com 184 quilómetros, entre o Parque de Inverno e Shalal Sijlyat Rocks, com a camisola verde, símbolo da liderança na corrida saudita, com quatro segundos de vantagem sobre Rajovic e seis sobre Walscheid.

Ivo Oliveira ocupa também o sexto posto na classificação geral, a 10 segundos de Groenewegen, tal como Ruben Guerreiro, que se estreou na Movistar.

Record
 
Ruben Guerreiro sobe ao 11.º lugar na Volta à Arábia Saudita

img_920x518$2023_01_31_15_49_59_2092059.jpg

O português Ruben Guerreiro (Movistar) subiu esta terça-feira ao 11.º lugar da Volta à Arábia Saudita em bicicleta, ao terminar no 14.º lugar a segunda etapa, vencida pelo italiano Jonathan Milan (Bahrain Victorious).

O neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), vencedor da etapa inaugural, foi batido ao sprint por Milan, mas manteve a camisola verde, símbolo de liderança na corrida saudita.

Milan completou os 184 quilómetros entre o Parque de Inverno e Shalal Sijlyat Rocks em 04:53.35 horas, o mesmo tempo de Groenewegen e do também neerlandês Cees Bol (Astana), que foi terceiro na jornada, enquanto Guerreiro foi 14.º, a três seguindos, e Ivo Oliveira (UAE Emirates) 48.º, a 19.

Assim, Groenewegen reforçou a liderança, detendo seis segundos sobre Milan e 12 sobre alemão Max Walscheid (Cofidis) e Bol, terceiro e quarto classificados, respetivamente.

Guerreiro subiu cinco lugares, para o 11.º, ficando a 19 segundos da liderança, enquanto Oliveira 'caiu' 35 posições, para o 42.º, a 35.

Record
 
Ruben Guerreiro sobe ao 4.º lugar da geral

img_920x519$2023_02_01_14_47_27_2092468.jpg

O português Ruben Guerreiro (Movistar) subiu esta quarta-feira ao quarto lugar da Volta à Arábia Saudita em bicicleta, após ter sido quinto classificado na terceira etapa, em Abu Rakah, onde venceu o norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X).
Guerreiro chegou no grupo da frente à meta, após os 159,2 quilómetros desde a estação de caminhos de ferro de Al Manshiyah, terminando a tirada nas mesmas 04:23.18 horas de Waerenskjold, que, após a derradeira subida, se impôs ao italiano Jonathan Milan (Bahrain Victorious), vencedor da segunda etapa, e ao neerlandês Cees Bol (Astana), segundo e terceiro classificados hoje, respetivamente.

Com o desempenho de hoje, o corredor natural de Pegões, concelho do Montijo, subiu sete lugares na classificação, ocupando o quarto posto, a 17 segundos de Milan, que conquistou a camisola verde, símbolo da liderança na corrida saudita.

O italiano, que destronou Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), após o neerlandês ter chegado com 01.11 minutos de atraso, detém oito segundos de vantagem sobre Bol, segundo, e 16 sobre o alemão Max Kanter (Movistar), terceiro.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) não foi além do 84.º lugar, a 03.03 minutos de Waerenskjold, 'caindo' para o 56.º posto na geral, a 3.38 de Milan.

Na quinta-feira, o pelotão da Volta à Arábia Saudita vai enfrentar 163,4 quilómetros, na quarta e penúltima etapa, que vai ligar Maraya a Harrat Uwayrid.

Record
 
Ruben Guerreiro ganha etapa da Volta à Arábia Saudita e é o novo líder da prova

rubenguerreirosaudiDR1.jpg


O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) subiu esta quinta-feira à liderança da Volta à Arábia Saudita, ao vencer a quarta etapa, entre Maraya e Skyviews of Harrat Uwayrid.

Com uma contagem de montanha nos derradeiros quilómetros dos 163,4 da tirada, Guerreiro venceu em 3:45.01 horas e impôs-se ao italiano Davide Formolo (UAE Emirates) e ao colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), que terminaram com o mesmo tempo.

Na primeira corrida pela Movistar, para a qual se mudou esta temporada, o ciclista de Pegões Velhos, no Montijo, subiu à liderança, com oito segundos de vantagem sobre Formolo e nove sobre Buitrago.

Esta foi a quarta vitória da carreira profissional de Guerreiro, depois do Nacional de 2017, da nona etapa da Volta a Itália de 2020, na qual venceu a classificação da montanha, e do Mont Ventoux Dénivelé Challenge em 2022.

A Volta à Arábia Saudita termina na sexta-feira, com a quinta e última etapa, uma ligação de 142,9 quilómetros entre Cidade Velha de AlUla e Maraya.

Record
 
Ruben Guerreiro conquista Volta à Arábia Saudita


O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) conquistou esta sexta-feira a Volta à Arábia Saudita, após a quinta etapa, ganha pelo italiano Simone Consonni (Cofidis).

Para conquistar a sua primeira prova por etapas como elite, Guerreiro concluiu a etapa integrado no pelotão, terminando com oito segundos de vantagem para o italiano Davide Formolo (UAE Emirates) e nove para o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious).

A última etapa, uma ligação de 142,9 quilómetros entre a Cidade Velha de AlUla e Maraya, foi ganha por Consonni, em 3:10.13 horas, com o mesmo tempo do italiano Matteo Malucelli (Bingoal WB) e do neerlandês Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), segundo e terceiro, respetivamente.

Esta é a terceira presença de um português no pódio nas últimas três edições da Volta à Arábia Saudita, depois de Rui Costa, então na UAE-Emirates, ter sido terceiro em 2020 e 2022 - não houve prova em 2021.

Por Lusa
 
Voltar
Topo