Ciclismo - Vuelta a Espanha 2020

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Bennett prolonga domínio irlandês ao ‘sprint’ em dia tranquilo na geral


Bennett, que este ano venceu duas etapas e a classificação por pontos na Volta a França, triunfou na primeira chegada ao ‘sprint', cumprindo os 191,7 quilómetros entre Garray e Ejea de los Caballeros em 3:53.29 horas, e batendo sobre a meta o belga Jasper Philipsen (UAE Emirates), segundo, e o italiano Jakub Marezcko (CCC), terceiro.

O dia não produziu alterações aos primeiros lugares da geral, que mantém Primoz Roglic (Jumbo-Visma), vencedor em 2019, na camisola vermelha de líder, com cinco segundos de vantagem para o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), segundo, e 13 para o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), terceiro.

No sábado, a quinta etapa regressa à montanha com 184,4 quilómetros entre Huesca e Sabiñanigo, com três contagens de montanha, duas de segunda e uma de terceira categoria.

Depois de três jornadas com chegada em alto, que foram selecionando os principais candidatos à vitória final, deixando muitos já ‘arredados' dessa discussão, o dia dos ‘sprinters' chegou.

Apanhada a fuga, a ‘guerra' de posicionamento começou na aproximação a Ejea de los Caballeros, com a UAE Emirates, de Rui Costa, Ivo Oliveira e Rui Oliveira a preparar Philipsen.

Na reta, Rui Oliveira foi o último lançador do belga e deixou-o na frente, e bem posicionado, a 200 metros da linha de meta, mas o jovem velocista acabou por ser batido por um Bennett em grande forma esta temporada.

Um dia depois da vitória de Dan Martin, segundo na geral, o ‘sprinter' prolongou a marca da Irlanda na Vuelta e somou uma terceira vitória nesta prova, depois de duas em 2019.

Em grandes Voltas, o ciclista Deceuninck-QuickStep soma agora oito, com duas em França, este ano, e outras três em Itália, em 2018, conseguindo a sétima vitória do ano.

"A equipa fez um trabalho perfeito, tornou-se unida quando era preciso, ainda mais do que tinha pedido. Só precisava de alguns dos meus colegas, mas toda a equipa trabalhou. Fizeram um trabalho fantástico", destacou o irlandês.

Bennett analisou ainda o "salto" de Philipsen, explicando que não achava que o pudesse apanhar. "Mas no fim comecei a ganhar mais e mais velocidade, e, quando cortei a meta, ainda estava em aceleração", atirou.


Rui Oliveira foi o melhor luso na etapa, em 17.º, com o irmão, Ivo, em 59.º, e Ricardo Vilela (Burgos-BH) em 95.º, todos com o mesmo tempo do vencedor. Rui Costa (UAE Emirates) cedeu 42 segundos e Nelson Oliveira (Movistar) foi 154.º, a 2.06 minutos.

DesportoSapo
 
Belga Tim Wellens vence isolado a quinta etapa da Vuelta

img_920x518$2020_10_24_18_05_44_1770335.jpg

O belga Tim Wellens (Lotto Soudal) venceu este sábado isolado a quinta etapa da Volta a Espanha em bicicleta, após integrar uma fuga, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a manter a liderança da geral individual.

Wellens, de 29 anos, cumpriu os 184,4 quilómetros entre Huesca e Sabiñanigo em 4:19.24 horas, fazendo vingar a fuga quatro segundos à frente do francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo, e 12 para o holandês Thymen Arensman (Sunweb), terceiro.

O mais rápido dos homens da geral foi o próprio Roglic, quarto classificado, numa chegada marcada por uma queda que afetou o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), segundo à geral.

As diferenças de tempo foram anuladas, pelo que Roglic segue líder com cinco segundos para Martin, com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) em terceiro, a 13.

No domingo, a sexta etapa, refeita por não poder passar por França, devido à pandemia de covid-19, liga Biescas ao Formigal, numa chegada em alto no final de 146,4 quilómetros.

Record
 
RUI COSTA TERCEIRO EM ETAPA COM MUDANÇA DE LÍDER

ruicosta1dr.jpg

O português Rui Costa concluiu, este domingo, a sexta etapa da Volta a Espanha em bicicleta no terceiro lugar, depois de ter estado no grupo fugitivo da tirada, entre Biescas e Aramón Formigal (146,4 km).

O espanhol Ion Izagirre (Astana Pro Team) isolou-se na última subida do dia e chegou à meta isolado, concluindo a tirada com 3.41,00 horas. Rui Costa lutou com o canadiano Michael Woods pelo segundo lugar, mas o corredor da EF Pro Cycling acabou por levar a melhor no sprint, enquanto o português fechou o pódio do dia, a 25 segundos do vencedor.

Nesta altura percebera-se já que o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) estava em dificuldades para manter a liderança, tendo chegado mais de um minuto e meio depois. A camisola vermelha, símbolo da liderança, mudou então de dono, ficando na posse do equatoriano Richard Carapaz.

O corredor da INEOS (12.º na tirada) assumiu o primeiro lugar, tendo 18 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, agora o britânico Hugh Carthy (EF). Roglic caiu ao quarto lugar, a 30 segundos de Carapaz. Rui Costa é o 36.º da geral, a 24,27 minutos do líder. Nélson Oliveira encontra-se no 61.º lugar, Ricardo Vilela no 111.º, Ivo Oliveira é 138.º e o seu irmão Rui 153.º.

A Bola
 
RUI COSTA TERMINA A SÉTIMA ETAPA NO SEXTO POSTO

ruicosta1dr.jpg

Michael Woods (Education First) venceu a sétima etapa da Volta à Espanha. O ciclista australiano foi o mais rápido a percorrer os 159 quilómetros entre Vitoria-Gasteiz e Villanueva de Valdegovia e conquistou o segundo triunfo em etapas na edição deste ano.

Rui Costa (Emirates) foi o melhor português, ao terminar no sexto posto, a 13 segundos de Michael Woods.

No que toca à classificação geral, Richard Carapaz (INEOS) continua a liderar com mais 18 segundos que Hugh Carthy (Education First) e 20 segundos que Dan Martin (Israel Start-Up Nation). Rui Costa é o 33.º classificado, a 23 minutos do líder.

A Bola
 
Primoz Roglic vence oitava etapa e aproxima-se do líder Richard Carapaz


O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu hoje a oitava etapa da Volta a Espanha em bicicleta e aproximou-se da liderança da geral do equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo no Alto de Moncalvillo.

Depois de ter vencido a primeira tirada, o esloveno cumpriu os 164 quilómetros de Logroño a Alto de Moncalvillo em 4:07.08 horas, com um ataque na ascensão final a Moncalvillo, onde Carapaz chegou 13 segundos depois, seguido do irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), terceiro, a 19.

A liderança do equatoriano na Vuelta ficou hoje encurtada, passando a ter apenas 13 segundos para Roglic, segundo classificado do recente Tour, que subiu a segundo depois de começar o dia na quarta posição, enquanto Martin segue a 28.

Na quinta-feira, a nona etapa da Vuelta liga Castrillo del Val a Aguilar de Campoo em 157,7 quilómetros, num dia propício a uma chegada ao ‘sprint', sem contagens de montanha.

DesportoSapo
 
SAM BENNETT VENCE NONA ETAPA MAS É DESQUALIFICADO (VÍDEO)

vueltachegada.jpg

O irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) venceu esta quinta-feira ao 'sprint' a nona etapa da Volta a Espanha, a sua segunda nesta edição, com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) a segurar a liderança da geral, mas acabou por ser desqualificado.

Bennett, que já tinha triunfado na quarta etapa, cumpriu os 157,7 quilómetros entre Castrillo del Val e Aguilar de Campoo em 3:39.55 horas, batendo sobre a meta o alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), que foi declarado vencedor, e o belga Gerben Thijssen (Lotto Soudal). A organização considerou que Bennet fez manobra ilegal, prejudicando um companheiro de sprint.

A tirada não provocou alterações nos primeiros lugares, com Carapaz a ter ainda 13 segundos de vantagem sobre o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo, e 28 sobre o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation).

Numa chegada massiva do pelotão, Rui Oliveira foi o melhor português do dia em 35,º Nélson Oliveira chegou em 58.º, Ivo Oliveira foi 75.º, Ricardo Vilela foi 79.º e Rui Costa perdeu 1m50, chegando no lugar 131.

Na geral Rui Costa desceu dois lugares para 37.º, seguindo-se Nélson Oliveira (51.º), Ricardo Vilela (93.º), Ivo Oliveira (117.º) e Rui Oliveira (141.º)

Na sexta-feira, a 10.ª etapa liga Castro Urdiales a Suances, ao longo de 185 quilómetros.

Classificação da 9.ª etapa:

1.º Pascal Ackermann (Ale/BOH) 3.39,55 h à média de 43,025 km/h;
2.º Gerben Thijssen (Bel/LTS) mt;
3.º Max Kanter (Ale/SUN) mt;
4.º Jasper Philipsen (Bel/UAD) mt;
5.º Jakub Mareczo (Ita/CCC) mt;

35.º Rui Oliveira (Por/UAD) mt;
58.º Nelson Oliveira (Por/MOV) mt;
75.º Ivo Oliveira (Por/UAD) mt;
79.º Ricardo Vilela (Por/BBH) mt;
131.º Rui Costa (Por/UAD) a 1,50 m.

Classificação Geral:

1.º Richard Carapaz (Ecu/IGD) 36.11,01 h;
2.º Primoz Roglic (Slo/TJV) a 13 s;
3.º Daniel Martin (Irl/(ISN) a 28 s;
4.º Hugh Carthy (Gbr/EF1) a 44 s;
5.º Enric Mas (Esp/MOV) a 1,54 m;
...
37.º Rui Costa (Por/UAD) a 43,08 m;
51.º Nelson Oliveira (Por/MOV) a 57,01 m;
93.º Ricardo Vilela (Por/BBH) a 1.33,19 h;
117.º Ivo Oliveira (Por/UAD) a 1.43,32 h;
141.º Rui Oliveira (Por/UAD) a 1.55,08 m.

Pontos - 1.º Primoz Roglic (Slo/TJV).

Montanha - 1.º Guillaume Martin (Fra/COF).

Juventude - 1.º Enric Mas (Esp/MOV).

Equipas - 1.ª Movistar 108.42,27 h; 2.ª Jumbo-Visma a 5,48 m; 3.ª Astana a 12,46 m.

A Bola
 
Primoz Roglic vence pela terceira vez na Vuelta e é o novo líder

img_920x518$2020_10_30_18_23_46_1773244.jpg

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que esta sexta-feira venceu a 10.ª etapa da Volta a Espanha em bicicleta, é o novo líder da prova, após a organização decidir contra a anulação de um 'corte' de três segundos à chegada.

O 'corte' [quebra no pelotão, que fica dividido em uma ou mais colunas] coloca Roglic e o antigo líder, o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), com menos de um segundo de diferença, levando vantagem o vencedor de 2019 da Vuelta, que esta sexta-feira se impôs na chegada a Suances.

Além dos três segundos, Roglic bonificou 10 segundos por vencer a tirada, após os 185 quilómetros entre Castro Urdiales e Suances, tendo batido o austríaco Felix Grossschartner (BORA-hansgrohe), segundo colocado, e o italiano Andrea Bagioli (Deceuninck-QuickStep), terceiro.

Carapaz foi 14.º e, com a decisão da organização da Vuelta, caiu para segundo da geral individual, com irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation) a fechar o pódio, a 28 segundos.

Num dia com apenas uma contagem de montanha, mas de um final 'enganador' para os 'sprinters', mais propício a ciclistas rápidos e com boa ponta final em pequenas ascensões, como a que se verificou hoje até à meta, foi o principal favorito à vitória final a brilhar de novo.

Antes, a sete quilómetros da meta, o português Ivo Oliveira (UAE Emirates) seguiu na roda do francês Rémi Cavagna (Deceuninck-QuickStep), à procura de surpreender o pelotão e discutirem entre si a vitória, mas não conseguiram mais do que algumas dezenas de segundos antes de serem reintegrados.

Na luta pela vitória em etapa, foi Daniel Martin o primeiro a lançar o 'sprint', mas de muito longe, e nos últimos 200 metros ninguém conseguiu superar 'Rogla', que mantém o bom momento de forma, com um 'hat trick' na Vuelta.

Vencedor em 2019, o esloveno persegue nova vitória nesta grande volta, depois da desilusão na Volta a França, perdida no final para o compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), num ano em que já triunfou também na Liège-Bastogne-Liège, voltando hoje a mostrar dotes em chegadas rápidas.

"É sempre bom ganhar, é algo que quero sempre fazer. Hoje, tive pernas para o conseguir", congratulou-se o campeão esloveno de fundo, após o final.

O dia foi 'animado' para os comissários, que voltaram a ter de fazer correções na tabela pelo segundo dia consecutivo, após terem atribuído, na nona etapa de quinta-feira, a vitória ao alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe), por irregularidades no 'sprint' do irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep).

Apesar de chegar à liderança, o novo camisola vermelha, que já tinha liderado a Vuelta do primeiro ao quinto dia e hoje somou o quarto triunfo na prova, o terceiro em 2020, admite que esta melhoria "não muda muito as coisas".

"A equipa está muito concentrada, e eu também, sobretudo para este final de semana", atirou, referindo-se às duas etapas rainha da prova, nas Astúrias.

Rui Costa (UAE Emirates) foi o melhor português nesta etapa, ao chegar no 44.º posto, a 32 segundos, e segue em 37.º da geral, com Nelson Oliveira (Movistar) a manter o 51.º lugar, após hoje ser 66.º.

Ricardo Vilela (Burgos-BH) foi 63.º e aproveitou para subir à 91.ª posição da geral, em que Ivo Oliveira é 120.º e o irmão Rui Oliveira (UAE Emirates) é 139.º.

No sábado, a 11.ª de 18 etapas liga Villaviciosa ao Alto de Farrapona, num dia de alta montanha, com quatro contagens de primeira categoria e uma outra de terceira, na primeira de duas jornadas decisivas, antes de, no domingo, o pelotão subir o Angliru.~

Record
 
Hugh Carthy conquista o Angliru e Carapaz regressa à liderança

img_920x518$2020_11_01_17_00_54_1774055.jpg

O ciclista britânico Hugh Carthy (Education First) triunfou este domingo no alto do Angliru, no final da 12.ª etapa da Volta a Espanha, em que o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) recuperou a liderança da geral.

O britânico, de 26 anos, foi o melhor no final dos 109,4 quilómetros entre Pola de Laviana e o mítico Angliru, cruzando a meta com o tempo de 03:08.40 horas, 16 segundos à frente do russo Aleksandr Vlasov (Astana), segundo, do espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro, e do novo camisola vermelha, que foi quarto.

Carapaz, que estava empatado em tempo com Primoz Roglic (Jumbo-Visma), beneficiou de uma quebra do esloveno na parte final da emblemática e dura subida e regressou ao comando da geral, que lidera com 10 segundos de vantagem para o vencedor do ano passado. Carthy é agora terceiro, a 32 segundos do equatoriano da INEOS, depois de ter ultrapassado o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation)

Na segunda-feira, o pelotão da Vuelta cumpre o segundo dia de descanso desta edição, o último antes da chegada a Madrid, em 8 de novembro.

Record
 
WELLENS VOLTA A VENCER AO «SPRINT» E ROGLIC SEGUE LÍDER

roglic1AFP.jpg

O belga Tim Wellens (Lotto) venceu, esta quarta-feira, a 14.ª etapa da Volta a Espanha, repetindo o triunfo alcançado no quinto dia da prova.

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo) manteve a liderança na classificação geral, apesar de ter sido o 10.º a cortar a meta, chegando 3,44 minutos depois de Wellens. A quatro dias para o final, Roglic segurou a vantagem sobre o segundo classificado, Richard Carapaz, segundo classificado, e 47 sobre Hugh Carthy, terceiro.

No que diz respeito aos portugueses, Ivo Oliveira terminou a tirada logo depois de Roglic, na 11.ª posição. Na 'geral' continua a ser Nélson Oliveira o mais bem classificado, ocupando o 42.º posto, seguido de Rui Costa (50.º).

A Bola
 
PHILIPSEN VENCE ETAPA MAIS LONGA, ROGLIC MANTÉM LIDERANÇA

roglic1.jpg

O belga Jasper Philipsen, da UAE Emirates, equipa de Rui Costa, venceu esta quinta-feira ao sprint a 15.ª etapa da Volta a Espanha, a mais longa, 230 quilómetros, com chegada a Puebla de Sanabria, em 6h22.36. A três dias do fim em Madrid, Primoz Roglic (Jumbo) mantém a camisola vermelha de líder, com 39 segundos de vantagem sobre Richard Carapaz e 47 segundos sobre Hugh Carthyas.

O início da etapa foi animado por uma fuga onde andou Rui Costa, até 32 km do final.

Numa chegada compacta, Ivo Oliveira, Ricardo Vilela e Nélson Oliveira chegaram com o mesmo tempo do vencedor (19.º, 29.º e 79.º), enquanto Rui Costa perdeu 1m45 e Rui Oliveira perdeu 7m44. Na geral, Nélson Oliveira é o melhor luso, ocupando a 40.ª posição a 1h27 de Roglic.Rui Costa é 49.º a 1h39. Seguem-se Ricardo Vilela (90.º) Ivo Oliveira (103.º) Rui Oliveira (128º).


Sexta-feira a 16.ªetapa liga Salamanca a Ciudad Rodrigo.

A Bola
 
RUI COSTA DISCUTIU VITÓRIA NA 16.ª ETAPA E TERMINOU TERCEIRO

magnusDR.jpg

Rui Costa esteve muito perto de vencer a 16.ª etapa da Volta a Espanha, tendo discutido o final ao sprint, apenas batido pelo dinamarquês Magnus Cort (Education First) e o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) que se lançou nos últimos metros e assim reforçou a liderança da geral.

Cort cumpriu os 162 quilómetros entre Salamanca e Ciudad Rodrigo em 4:04.35 horas, batendo o camisola vermelha e o português, que na geral subiu seis lugares e é agora 43a 1h39.40. O melhor português é Nélson Oliveira, que subiu um lugar para 39.ºa 1h28.33.

Roglic bonificou seis segundos e reforçou a liderança, com vantagem de 45 segundos para o equatoriano Richard Carapaz (INEOS), e 53 para o britânico Hugh Carthy (Education First).

Ricardo Vilela chegou em 86.º a 13m13, com Rui Oliveira, e Ivo Oliveira chegou com 13m20 de atraso.

No sábado, uma etapa de montanha. A 17.ª e penúltima etapa será decisiva na luta pela vitória final, com 178,2 quilómetros entre Sequeros e o Alto de la Covatilla, uma subida de contagem especial.

Classificação da etapa:

1. Magnus Cort Nielsen (DEN/EF1) 4 h 04:35.
2. Primoz Roglic (SLO/JUM) m.t.
3. Rui Costa (POR/UAE) m.t.
4. Dion Smith (NZL/MIT) m.t.
5. Alejandro Valverde (ESP/MOV) m.t.
6. Richard Carapaz (ECU/INE) m.t.
7. Felix Grossschartner (AUT/BOR)
8. Dorian Godon (FRA/ALM) m.t.
9. Michael Valgren (DEN/NTT) m.t.
10. Jasha Sutterlin (GER/SUN) m.t.

Geral:
1. Primoz Roglic (SLO/Jumbo) 64hrs 20min 31sec,
2. Richard Carapaz (ECU/INE) a 45sec,
3. Hugh Carthy (GBR/EF1) 53,
4. Dan Martin (IRL/ICA) 1min 48sec,
5. Enric Mas (ESP/MOV) 3:29,
6. Wout Poels (NED/BAH) 6:21,
7. Felix Grossschartner (AUT/BOR) 7:20,
8. Alejandro Valverde (ESP/MOV) 8:45,
9. Aleksandr Vlasov (RUS/AST) 8:54,
10. David De la Cruz (ESP/UAE) 9:29

A Bola
 
RUI COSTA RELEGADO PARA 32.º POR «SPRINT IRREGULAR»

ruicostacampeaoDR.jpg

Rui Costa (UAE Emirates) foi terceiro na 16.ª etapa da Volta a Espanha, mas acabou por ser relegado pela organização para o 32.º lugar.

Os comissários entenderam que o corredor português fez 'sprint' irregular ao discutir a vitória com Magnus Cort (Education First) e o líder, o esloveno Primoz Roglic, por se desviar da sua linha e ir para a de Roglic.

Rui Costa acabou por ser relegado para o final do grupo que chegou junto, acabando no 32.º lugar, mas com o mesmo tempo, pelo que Rui Costa mantém a subida de seis postos na geral, para o 43.º lugar.

A Bola
 
Primoz Roglic é o virtual vencedor da Vuelta

img_920x518$2020_11_07_16_27_24_1776170.jpg


O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) deixou este sábado praticamente garantido um novo triunfo na Volta a Espanha em bicicleta, ao segurar a liderança após a 17.ª e penúltima etapa, conquistada pelo francês David Gaudu (Groupama-FDJ).

Gaudu, de 24 anos, cumpriu os 178,2 quilómetros entre Sequeros e o Alto de la Covatilla, uma etapa de alta montanha, em 4:54.32 horas, 28 segundos mais rápido que o suíço Gino Mäder (NTT), segundo, e 1.05 minutos do que o espanhol Ion Izagirre (Astana), terceiro.

Roglic, que cortou a meta em 10.º, a 2.56 do vencedor, foi atacado pelo equatoriano Richard Carapaz (INEOS), segundo da geral, mas acabou por segurar 24 segundos de vantagem para o rival, com o britânico Hugh Carthy (Education First) a fechar o pódio, a 47 do esloveno.

No domingo, a 18.ª e última etapa chega a Madrid com os últimos 139,6 quilómetros de prova, nos quais não se esperam quaisquer diferenças de tempo, consagrando Roglic como o vencedor da Vuelta, que já tinha conquistado em 2019.

A Bola
 
Voltar
Topo