Cientistas mais perto de criar super vacina contra todos os coronavírus

Lordelo

Avensat
naom_61d5456196cbb.jpg

Um grupo de investigadores do Francis Crick Institute, no Reino Unido, anunciou um 'avanço promissor' na criação de uma possível vacina universal contra o 'pan-coronavírus', que poderá prevenir todos os tipos de Covid-19, mutações e constipações, segundo um estudo publicado na revista Science Translational Medicine.

A equipa de investigação britânica investigou se os anticorpos que visam a 'subunidade S2' da proteína 'spike' (espigão) do vírus Sars-CoV-2 também neutralizam outros coronavírus, como o HCoV-OC43, relativo às "constipações comuns", a estirpe original, a mutação D614G, as variantes Alpha, Beta, Delta e Ómicron e dois coronavírus de morcegos. "A área S2 da proteína spike é um alvo promissor para uma potencial vacina pan-coronavírus", pois "está menos sujeita a mutações, pelo que uma vacina destinada a esta área deve ser mais robusta", explica Kevin Ng, um dos autores do estudo, citado em comunicado.

Depois de vacinarem ratos com o vírus, concluíram que os ratos desenvolveram anticorpos capazes de neutralizar diversos coronavírus com origem em animais e humanos.

Apesar dos resultados promissores, os autores do estudo continuam a testar anticorpos S2 contra diferentes vírus. Pretendem também perceber como é que esta descoberta pode ser integrada com as vacinas já licenciadas. "A expetativa é que esta eventual vacina "possa oferecer alguma proteção contra todos os coronavírus atuais, bem como futuros", diz George Kassiotis, outro dos membros da investigação. Por enquanto, "há muita investigação a fazer"

IN:NM
 
Voltar
Topo