Lordelo
Avensat
Somos aquilo que comemos, já diz o ditado… e, sim, há que ter em atenção as escolhas alimentares que fazemos e como estas impactam na nossa saúde como um todo.
No próximo dia 20 de março, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Oral e desengane-se quem pense que a comida só traz complicações à saúde de um sorriso.
De modo a assinalar a data, a cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress dá a conhecer cincos alimentos fundamentais para manter uma excelente saúde oral - é fã?
Maçãs: uma maçã por dia, nem sabe o bem que fazia. Além de ser uma opção saudável, a maçã, por ser dura e crocante, leva a uma maior produção de saliva que serve como protetor dos dentes e que ajuda a eliminar a placa bacteriana.
Queijo: o queijo não é só uma boa opção para os mais esquecidos. Na verdade, é um facto bem conhecido que os produtos lácteos são uma rica fonte de cálcio e vitamina D, que não só fortalece os dentes, como também branqueia o esmalte.
Morangos: ninguém diria que a fruta mais doce de todas pode fazer bem à saúde dos dentes, mas é verdade. Os morangos contêm uma grande quantidade de xilitol, um adoçante natural responsável por atacar as bactérias que causam a placa dentária.
Chocolate: é difícil de acreditar, mas o snack preferido da maioria das pessoas ajuda a manter uma boa saúde oral. O chocolate ajuda a combater a cárie dentária na medida em que o seu grão contém fortes agentes antibacterianos. Claro que isto não significa que possamos comer chocolate em excesso, mas uma pequena quantidade é suficiente para manter a cárie sob controle.
Mirtilos: e porque fruta nunca é demais, os mirtilos são a última opção de alimentos que fazem bem aos dentes. Com um teor de açúcar muito baixo, são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, o que ajuda prevenir doenças como a gengivite ou a periodontite.
IN:NM