Lordelo
Avensat
Não manter os alimentos a temperaturas adequadas, uma higienização insuficiente... Há maus hábitos que temos e que podem estar a prejudicar a nossa saúde, quase sem nos apercebermos.
Com isso em mente, o Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade (USP) de São Paulo, no Brasil, reuniu os cinco erros mais comuns na cozinha. Espreite esta 'lista negra':
1- Lavar carne no lava-louças
A prática não é recomendada, sobretudo para a carne de frango, pois pode espalhar bactérias que acarretam sérios riscos para a sua saúde.
2- Consumir alimentos mal cozinhados
A listeriose, por exemplo, é causada pela bactéria Listeria monocytogenes, encontrada em alimentos crus, como carnes e vegetais. Atinge, sobretudo, as grávidas, pessoas com sistema imunológico debilitado e recém-nascidos. Muitas vezes é confundida com uma gripe por causa de alguns sintomas como dor no corpo e febre, mas além disso são acompanhados por náuseas, vómitos e diarreia.
3- Higiene insuficiente das frutas e legumes
Os alimentos devem se higienizados com desinfetantes específicos para lavar frutas e legumes.
4- Não descongelar alimentos a temperaturas adequadas
Apesar de ser muito comum, descongelar alimentos à temperatura ambiente não é um hábito saudável. Também não se deve usar um recipiente com água para acelerar o processo.
5- Não guardar as sobras das refeições no frigorífico
Manter alimentos cozinhados por mais de duas horas fora do frigorífico aumenta o risco de contaminação.
IN:NM