Lordelo
Avensat
No dia em que se assinalam nove meses desde o início da guerra na Ucrânia, um vídeo de uma criança a ser operada às escuras, numa Kyiv sem luz, está a chocar o mundo.
A razão deste apagão são os ataques russos que danificam as infraestruturas energéticas, e que, por sua vez, impedem a possibilidade de realizar o trabalho médico em plenas condições.
O apagão foi total em todo o hospital e a única luz que permitia aos médicos na operação ver o procedimento era a das máquinas e dos dispositivos móveis que os profissionais de saúde possuíam. As imagens tornaram-se virais e um verdadeiro reflexo da dura realidade que a Ucrânia vive poucas semanas após a chegada oficial do inverno, com metade do país à beira do congelamento.
No entanto, a história teve um final feliz e a criança ficou bem.
Este é apenas o prelúdio do que poderão ser as próximas semanas, onde a chegada do frio poderá causar estragos muito mais graves em hospitais e outras infraestruturas energéticas do país.
A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, provocou já mais de 6.500 mortes entre civis, de acordo com os mais recentes cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU). Pelo menos 437 crianças perderam a vida na sequência desta ofensiva, com outras 837 a terem ficado feridas.
IN:NM