Combustíveis. Gasolina já subiu 14 cêntimos desde maio. E o gasóleo?

Lordelo

Avensat
naom_5d285390a32ed.jpg

Em março, mês em que a pandemia do novo coronavírus chegou a Portugal, o preço dos combustíveis ia baixando, em virtude dos desenvolvimentos nos mercados internacionais. Porém, desde que o desconfinamento se iniciou, no início do maio, os preços voltaram a iniciar uma trajetória de recuperação.

De acordo com os cálculos do Notícias ao Minuto, o preço da gasolina simples 95 já subiu 14 cêntimos desde o início de maio, enquanto o gasóleo simples está mais caro quase oito cêntimos desde a mesma altura.

Os cálculos foram feitos com base nas estatísticas da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que mostram que, no dia 4 de maio, os preços médios do gasóleo simples e da gasolina simples 95 em Portugal continental eram de 1,126 euros por litro e 1,237 euros por litro, respetivamente.

Atualmente, os dados mais recentes da DGEG, com data de dia 5 de julho, revelam que os preços médios do gasóleo simples e da gasolina simples 95 rondam os 1,203 euros por litro e 1,379 euros por litro, respetivamente.

Estes valores traduzem-se em aumentos de oito cêntimos no caso do gasóleo simples e de 14 cêntimos no caso da gasolina.

A desvalorização da matéria-prima nos mercados internacionais levou, inclusive, a que o gasóleo fosse vendido por menos de um euro.

IN:NM
 
Voltar
Topo