Combustíveis sobem pela quinta semana e gasolina dispara para máximos de março

Lordelo

Avensat
img_796x493$2019_01_11_12_17_18_346490.jpg
A forte subida das cotações do petróleo e dos combustíveis no mercado europeu vai agravar a fatura que os portugueses vão pagar para abastecer o automóvel a partir da próxima segunda-feira, sobretudo quem tem veículos a gasolina.




A tonelada métrica da gasolina disparou mais de 18% esta semana (tendo em conta a cotação média diária em euros), o que de acordo com os cálculos do Negócios aponta para um agravamento de 4 cêntimos por litro no preço da gasolina simples em Portugal.



Segundo a Direção Geral de Energia e Geologia, este combustível está a ser vendido esta semana em Portugal a um preço médio de 1,33 euros por litro, pelo que a confirmar-se este agravamento, o preço subirá para o nível mais elevado desde meados de março, quando foi decretado em Portugal o Estado de Emergência para conter a pandemia da covid-19.



Será já a quinta semana consecutiva de agravamento de preços (na semana passada os cálculos do Negócios apontavam para uma descida ligeira mas os preços subiram menos de 1 cêntimo). Neste período de cinco semanas a gasolina simples acumula um agravamento de 13,3 cêntimos por litro (tendo já em conta a subida esperada para a próxima segunda-feira).



No caso do gasóleo os aumentos serão mais ténues, mas também será a quinta semana de agravamento de preços. A tonelada métrica do combustível aumentou cerca de 6%, pelo que o preço do gasóleo simples em Portugal deverá aumentar cerca de dois cêntimos. A confirmar-se, subirá para um preço médio em redor de 1,19 euros por litro, o que representa um máximo de 20 de abril. Em cinco semanas o aumento é superior a 6 cêntimos.

IN:NEGOCIOS
 
Voltar
Topo