Combustíveis: Tem carro a gasóleo e precisa de abastecer? Espere por segunda-feira

Lordelo

Avensat
combustiveis.jpg

Os preços dos combustíveis vão voltar a baixar a partir desta segunda-feira, embora desta feita só no preço do gasóleo: nas principais petrolíferas nacionais, “a evolução das cotações em euros aponta para um queda dos preços em até 2 cêntimos por litro no gasóleo, ao passo que a gasolina 95 vai manter o preço registado” na última semana, adiantou fonte do sector à Multinews.


Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência com “uma descida acentuada de 0,0187 euros por litro no gasóleo, enquanto a gasolina 95 registará a mesma tendência, embora de forma ligeira, de 0,0025 euros”, disse outra fonte.


Assim, contas feitas, atestar um depósito com 60 litros de gasóleo passa a custar menos 1,2 euros. Já na versão gasolina, não há qualquer alteração na altura de se deslocar a uma estação de serviço.


Tanto o gasóleo como a gasolina 95 registam quatro semanas consecutivas de queda, segundo dados oficiais da DGEG (Direção-Geral da Energia e Geologia). Recorde-se que a gasóleo manteve na semana passada um valor superior ao registado da gasolina 95 (1,727 €/l vs. 1,695), uma diferença que se vai esbater esta semana.


Ainda de acordo com os dados da DGEG verifica-se que o preço médio do gasóleo simples esta quinta-feira situava-se nos 1,752 euros por litro e o preço médio da gasolina simples 95 de 1,693 euros por litro, em tendência de descida. Os preços médios são referentes a dados fornecidos por mais de 2.400 postos a nível nacional e incluem os preços praticados com descontos.


Esta atualização aos preços dos combustíveis tem em conta o valor do barril de Brent nos mercados internacionais. Desde há várias semanas que o barril de petróleo está a ser negociado em baixa. Após o pico atingido nos momentos iniciais da guerra na Ucrânia, em que o petróleo chegou a atingir um valor de 140 dólares por barril, o que fez os preços dos combustíveis dispararem para valores recorde, atualmente a cotação deste “ouro negro” está mais baixo.

IN:SAPO
 
Voltar
Topo