Lordelo
Avensat
Há poucas coisas tão deliciosas como o queijo. Quer seja derretido em pizza ou com uma fatia de pão, a estrela do grupo dos laticínios tem uma série de prós e contras.
Embora o queijo seja uma boa fonte de proteínas, cálcio e fósforo, infelizmente, o seu consumo em excesso pode ter efeitos indesejados.
Três consequências:
1) Problemas no estômago
Comer muito queijo - ou qualquer outro produto lácteo - está associado ao risco de problemas de estômago, como gases, obstipação e inchaço, especialmente para aqueles que podem ser intolerantes à lactose.
2) Maior risco de doença cardíaca
Embora o queijo possa fazer parte de uma dieta saudável quando ingerido com moderação, comer grandes porções de queijo com frequência, especialmente queijos com elevado teor de gordura saturada, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, principalmente se tiver um histórico familiar de colesterol alto ou doença cardíaca.
3) Alta ingestão de sódio
Não há como negar que o queijo é um dos mais deliciosos doces salgados. O único problema? O queijo é rico em sódio. Assim, se tem pressão alta, é recomendável uma ingestão controlada.
IN:NM