Comer bananas faz bem à saúde do coração (e não só) das mulheres

Lordelo

Avensat
naom_62de817681412.jpg

Foi publicado, recentemente, um estudo que explica a importância de inserir alimentos ricos em potássio como bananas, abacate ou salmão, na dieta de mulheres mais velhas, para as proteger de doenças cardíacos e até de enfartes.

Os investigadores revelaram que o potássio é um mineral essencial para baixar os níveis de pressão arterial, especialmente, em pessoas que consomem demasiado sal. Algo essencial para a saúde cardiovascular e não só.

Para este estudo, publicado no European Heart Journal, foram analisados, durante duas décadas, vinte e cinco mil homens e mulheres, com idades entre os 40 e os 79, no Reino Unido. Todos preencheram questionários sobre o estilo de vida e forneceram amostras de pressão arterial e urina.

Os voluntários foram divididos em seis grupos, refletindo a ingestão baixa, média e alta de potássio e sal. No geral, aqueles com mais potássio na sua dieta tiveram um risco menor, em 13%, de vir a sofrer de ataques cardíacos ou derrames, quando comparados com os seus pares que consumiam menos potássio.

A principal conclusão dos investigadores é que o aumento diário do consumo de potássio fez com que mulheres, que consumiam muito sal, conseguissem baixar os níveis de pressão arterial. A mesma conclusão não se aplicou a pessoas do sexo masculino.

Cada grama adicional de potássio mostrou uma ligação direta com uma descida de 2,4 mm/Hg na pressão arterial sistólica - conceito que se refere à força em que o coração bate, assim como ao número mais alto nas leituras de pressão arterial.

"A relação entre potássio e eventos cardiovasculares foi a mesma, independentemente da ingestão de sal, sugerindo que o potássio tem outras formas de proteger o coração, e não se limita apenas a aumentar a excreção de sódio”, explica, em comunicado, Liffert Vogt professor na Amsterdam University Medical Centers e líder do estudo.

IN:NM
 
Voltar
Topo