Lordelo
Avensat
O consumo semanal de três ovos foi associado a um menor risco de doença cardiovascular, aponta um estudo, publicado na revista Nutrients, que envolveu 3042 homens e mulheres de Atenas, na Grécia.
Os investigadores descobriram que os participantes que comiam entre um e três ovos por semana tinham 60% menos probabilidades de desenvolver doenças cardiovasculares. Os que comiam quatro a sete ovos apresentavam um risco 75% menor.
O estudo durante uma década. Após esse período, constatou-se que entre as pessoas que comiam um ou menos ovos por semana havia uma taxa de incidência de 18% de doença cardiovascular. Para as pessoas que comiam um a quatro ovos por semana, a taxa era de 9%, e as que comiam quatro a sete ovos por semana tinham um risco de 8%.
Contudo, ao considerarem a ingestão de ácidos gordos saturados, os cientistas concluíram que comer um a três ovos por semana era mais seguro.
Este estudo vem contrariar um estudo da Universidade Northwestern, de Chicago, nos Estados Unidos, publicado na revista médica JAMA, que indica que quem consome três ou quatro ovos por semana tem maior risco de desenvolver doenças cardíacas e de morte prematura em relação às pessoas que comem menos quantidade do alimento em questão.
IN:NM