Lordelo
Avensat
A partir de setembro e quase até ao final do ano, as romãs serão fáceis de encontrar. Está na época deste fruto e muito dificilmente o arranja noutros meses. É de aproveitar enquanto há, já que é um alimento que só traz benefícios.
O portal Good House Keeping falou com vários nutricionistas para perceber como é que esta fruta melhora o organismo. Só temos coisas boas a registar.
É rica em antioxidantes
“Tem propriedades antioxidantes conhecidas por combater moléculas instáveis que podem causar danos às células ao longo do tempo”, explica Maggie Moon.
É uma fonte de fibra
Cada porção tem quatro gramas de fibra, o que é quase 15% do valor diário recomendado. A fibra ajuda o sistema digestivo a manter-se saudável.
É fonte de vitamina C
“Meia chávena de romã é uma boa fonte de vitamina C, quase 10% da dose diária recomendada”, continua. Desta forma é uma boa opção para o sistema imunitário.
Ajuda nos treinos
O facto de serem antioxidantes ajuda o corpo para o desgaste que se verifica em treinos. “Ajuda a manter o corpo com oxigénio e com os nutrientes necessários”, refere Maggie Moon.
Melhora a saúde do coração
Pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, mas também a baixar a pressão arterial, referem vários estudos.
É uma fonte de potássio
Desta forma, ajudam a regular a frequência cardíaca, mas também o stress.
Melhora a saúde dos rins
Vários estudos mostraram que a romã é eficaz na prevenção de pedras nos rins, algo que se não for tratado pode provocar sangue na urina e dor intensa.
Pode aumentar o prazer de comer
Segundo o portal, vários estudos apontam que a romã contribui para melhorar a experiência sensorial dos alimentos.
IN:NM