Lordelo
Avensat
Uma equipa de cientistas seguiu 23 mil adultos em oito países europeus e apurou que o risco de diabetes tipo 2 decresceu para cerca de 25% por cada 66 gramas de fruta e de vegetais que cada pessoa comia por dia.
Aqueles que consumiram uma maior quantidade de fruta e de vegetais viram o risco diminuir para metade, comparativamente a quem não ingeria esses alimentos, segundo o estudo publicado no British Medical Journal e divulgado pelo jornal The Sun.
Os especialistas avaliaram o consumo de vitamina C e de carotenoides tendo como base os vasos sanguíneos.
Nita Forouhi, professora na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, disse: "as pessoas pensam que as recomendações de saúde pública são inatingíveis".
"Porém, comer apenas uma porção extra de fruta ou de vegetais - como uma maçã - pode reduzir o risco. Os alimentos de origem vegetal estão repletos de vitaminas, minerais e fibras e todos eles afetam a possibilidade de doenças como a diabetes ou o cancro".
Adicionalmente, um estudo norte-americano concluiu que os adultos que consomem sobretudo grãos integrais, apresentam uma probabilidade 29% menor de diabetes tipo 2".
IN:NM