Lordelo
Avensat
Uvas são um 'snack' saudável para qualquer hora do dia. Se é fã desta fruta vai gostar de saber que, segundo um estudo, feito por investigadores da Universidade de Western New England, consumi-las, regularmente, pode dar-lhe até mais cinco anos de vida.
Para o estudo, publicado na revista científica Foods, foram analisados os efeitos desta fruta que, até agora se sabia ser rica em químicos muito benéficos para a saúde do intestino, muito eficientes na redução dos níveis de colesterol. Além disto, têm antioxidantes que reduzem inflamação, o que pode prevenir doenças cardiovasculares e cancro, explica a StudyFinds, plataforma dedicada à divulgação de estudos científicos.
Segundo, os investigadores, comer uvas, regularmente, pode ajudar a combater os efeitos de uma alimentação pouco saudável. Os sumos deste superalimento conseguem expulsar os açúcares e gorduras, que se encontram em alimentos processados.
Os investigadores fizeram experiências com ratos que tinham uma alimentação rica em gordura, tipicamente, consumida em países ocidentais. Alguns consumiram o equivalente a um pequeno recipiente de uvas.
Com isto foi possível concluir, segundo John Pezzuto, autor principal do estudo, que o consumo desta fruta consegue influenciar a forma como os genes se expressam. Isto significa, em termos práticos, que os ratos que comeram uvas tinham menos gordura no fígado e viveram mais tempo do que os restantes.
"A mudança observada no estudo corresponderia a um acréscimo de quatro a cinco anos na vida de um humano", diz Pezzuto.
A equipa, acrescenta a StudyFinds, também descobriu que as uvas melhoram o funcionamento dos neurónios, protegendo-o contra doenças como Alzheimer.
IN:NM