Comissão do Parlamento Europeu aprova por unanimidade fim do roaming

yourfault

Avensat
Amigos Avensat



Está dado mais um passo importante para que as tarifas de roaming tenham os dias contados na Europa. Os eurodeputados acreditam que as tarifas extra nas comunicações além fronteiras estão a prejudicar o sector.

A Comissão para os assuntos da Indústria, Investigação e Energia (ITRE) do Parlamento Europeu votou por unanimidade o fim das tarifas de roaming dentro dos Estados-Membro. As taxas devem acabar até 2015, indo ao encontro dos planos da comissária europeia para os assuntos digitais, Neelie Kroes.

Os membros do ITRE consideram que as margens de lucro do roaming são desequilibradas e que os custos adicionais pelas telecomunicações em países estrangeiros são impeditivos do desenvolvimento e prosperidade. "Está na hora de a Europa fazer como os EUA e a Índia e abolir as tarifas roaming", justificou o eurodeputado Jens Rohde.

Em comunicado, os membros do Parlamento Europeu dizem que o voto unânime funciona também como um apoio incondicional ao projeto de Neelie Kroes, que definiu como missão criar um mercado único de telecomunicações na Europa.

Fazer chamadas, enviar SMS e utilizar um plano de dados vai custar no estrangeiro o mesmo que os utilizadores pagam pelos tarifários e serviços que têm subscritos no mercado nacional.

Existem quatro eurodeputados portugueses que fazem parte do ITRE e que terão votado a favor da abolição das tarifas de roaming. Maria Da Graça Carvalho do Partido Social Democrata, Marisa Matias do Bloco de Esquerda, António Fernando Correia de Campos do Partido Socialista e Inês Cristina Zuber do Partido Comunista Português, são os elementos portugueses que fazem parte do ITRE.

O projeto de lei aprovado na Comissão vai ser votado no Parlamento Europeu nas primeiras semanas de setembro e vai ser discutido pelos Estados-Membro numa cimeira em outubro.

No início do mês de julho as tarifas de roaming ficaram mais baratas em toda a Europa, como mais um passo para tentar diminuir as diferenças de preço que os consumidores têm que suportar. Os leitores podem consultar a Montra TeK que faz contas ao que é preciso pagar agora nas comunicações efetuadas a partir de outras países europeus.








TeK
 
Voltar
Topo