Como aproveitar as sestas da melhor forma - sem acordar mais cansado

Lordelo

Avensat
naom_633579b729498.jpg

Uma sesta pode saber muito bem depois de almoço, durante a tarde ou até a meio da manhã, se o conseguir fazer. Ainda assim, muitas vezes acabam por ter o efeito contrário. Em vez de recarregar baterias, fica ainda mais cansado e mole do que quando se foi deitar. Existem truques para a aproveitar da melhor forma e aumentar a produtividade.









O portal CNET falou com Deirdre Ann Conroy, especialista do sono e professor na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. “Uma sesta mais eficaz é aquela que se faz entre 20 a 30 minutos. Estas pequenas pausas durante o dia podem fazer com que aumente o estado de alerta, em alternativa ao uso de outras substância, como a cafeína”, explica.


Contudo, as sestas não são adequadas para todos, especialmente para quem tem problemas em dormir, como é o caso das insónias. “Podem acabar interferir ainda mais com a qualidade do sono que tem à noite.”


Uma dica que aconselha é colocar o alarme para acordar 20 ou 30 minutos mais tarde. Pode não parecer muito tempo, mas Deirdre Ann Conroy explica que é o ideal.


“Se pensarmos no ciclo do sono, acabamos por fazer a transição para estágios mais profundos depois desses 20 a 30 minutos. Acordar depois de um sono profundo de repente pode ser um choque maior e fazer com que se sinta mais cansado.”


A altura do dia em que faz a sesta pode variar de pessoa para pessoa. “Os relógios internos são todos diferentes. Há pessoas que as fazem depois das 17 horas, mas para outras isso já afetar o sono mais tarde.”

IN:NM
 
Voltar
Topo