Como detetar o problema no nariz que afeta a maioria das pessoas

Lordelo

Avensat
naom_63721ee2a2c71.jpg


O desvio do septo nasal é uma dos problemas no nariz mais conhecidos. Segundo o portal Mayo Clinic Health System afeta mesmo 80% da população em todo o mundo. Existem casos mais graves do que outros, que podem (ou não) precisar de algum tipo de cirurgia. Apesar de ser algo comum, ainda existe muita gente que não sabe que tem esta deformação. Saiba como a identificar.









Segundo o portal WebMD, este desvio pode acontecer à medida que envelhece, devido ao enfraquecimento da cartilagem. Lesões feitas em desportos ou outros acidentes, podem também levar a este trauma.


O mesmo portal explica que o diagnóstico pode ser feito por um médico, ao examinar o interior do nariz. Qualquer pessoa consegue ainda perceber se tem esta deformação. Por exemplo, pode sentir se tem sempre o nariz entupido mais de uma narina do que de outra.


Respiração alta e ressonar durante o sono podem ser outros dos sintomas. O médico Mani H. Zadeh diz ainda que existe um exame fácil de fazer em casa. Só tem de tapar uma das narinas, à vez, e perceber se sente diferenças ao respirar de um lado e de outro


Se tiver o desvio, irá perceber que o ar flui melhor de uma narina do que na outra. O portal explica que sangrar regularmente, ter dores na cara e na cabeça são outros dos sintomas.


Alguns destes sinais podem ser confundidos com outras condições, como gripes ou alergias.

IN:NM
 
Voltar
Topo