Lordelo
Avensat
Uma equipa de cientistas norte-americanos do Johns Hopkins Children’s Center, refere que o sulforafano, um produto químico presente nos brócolos e outros vegetais crucíferos, como os espinafres, pode ajudar a inibir a replicação do coronavírus Sars-CoV-2 no organismo.
Os resultados do estudo, publicado na revista científica Nature Communications Biology, sugerem que "o SFN [sulforafano] deve ser explorado como um agente potencial para a prevenção ou tratamento de infecções por coronavírus", afirmam os autores. Os testes foram feitos em ratos e apresentaram bons resultados, pelo que os ensaios clínicos em humanos deverão ser o próximo passo.
Os investigadores referem que o produto demonstrou eficácia no combate do coronavírus HCoV-OC43 e de novas variantes do SARS-CoV-2, como a Delta (B.1.671.2) e a Ómicron (BA.1). Após entrar em contato com os vírus, o sulforafano reduziu em 50% as diferentes estirpes do vírus, dizem.
Entre os animais, foi responsável por diminuir em, pelo menos, 7,5% a perda de peso durante a infeção. Além disso, também reduziu em 17% a quantidade de vírus no pulmão dos ratos e em 9% nas vias respiratórias superiores, como nariz e garganta.
IN:NM