Lordelo
Avensat
Não é todos os dias que se persegue um infrator a uns estonteantes 30 km/hora mas foi exatamente o que aconteceu numa auto-estrada francesa há duas semanas.
Na noite de 25 de fevereiro, uma patrulha de Nièvre, no centro de França, foi alertada para a presença de um trator com reboque na A77.
Depois de verificada toda a documentação, o condutor foi submetido ao teste de alcoolémia, que acusou positivo.
Entretanto, o piloto do "bólide" pediu aos polícias para vestir o casaco que estava na cabine. Aproveitando-se da distração dos agentes, arranca a toda velocidade que os 30 km/hora do trator permitem.
Indiferente às ordens de paragem da autoridade, e após várias tentativas de abalroamento da viatura policial, o condutor só foi travado depois de ficar encadeado na via com os potentes holofotes de uma outra patrulha.
"O condutor perdeu-se no caminho e estava demasiado alcoolizado para se orientar", explicou a força policial na nota publicada na sua conta do Facebook.
Detido de imediato e com o trator apreendido, o infrator foi multado em 135 euros por infringir o recolhimento obrigatório em vigor em França devido à Covid-19.
Em setembro irá a tribunal, arriscando uma pena até cinco anos de prisão e uma multa que poderá chegar aos 75 mil euros.
IN:CM