Conference League 2022/23 - Notícias e Resultados

Basileia surpreende e vence em Florença; West Ham também em vantagem

BasileiaFiorentina.jpg

Basileia e West Ham venceram os respetivos jogos das meias-finais da Liga Conferência e estão mais perto de garantir o passaporte para a final.

Os suíços derrotaram, em Itália, a Fiorentina, por 1-2. O conjunto viola inaugurou o marcador aos 25’, por intermédio de Arthur Cabral, mas o Basileia conseguiu virar o resultado na segunda parte, com golos de Diouf (71’) e Amdouni (90+2’).

Já em Londres, o West Ham bateu o AZ Alkmaar. Os hammers viram-se a perder aos 41’, mas foram a tempo de dar a volta. Benrahma (67’), na conversão de uma grande penalidade, e Michail Antonio (76’) fizeram os tentos.

As partidas da segunda mão estão marcadas para as 20 horas da próxima quinta-feira, dia 18 de maio.

A Bola
 
hIGmsTXI-z92hbnY0.png


Conference League 2022/23

Meias Finais


Equipa Total Equipa 1ª Mão 2ª Mão
West Ham - AZ Alkmaar 2-1 18/05 20:00
Fiorentina - FC Basel 1-2 18/05 20:00
 
West Ham e Fiorentina a 7 de junho em Praga na final da Liga Conferência

nicogonza.jpg

O West Ham, de Londres (Inglaterra) e a Fiorentina, de Itália, qualificaram-se na noite desta quinta-feira para a final da Liga Conferência da UEFA, que será jogada a 7 de junho na Eden Arena, em Praga (Rep. Checa) após vencerem, e ambos fora de casa, os encontros da segunda mão das respetivas meias-finais da prova.

Em Alkmaar, nos Países Baixos, os ‘hammers’ londrinos (West Ham), que haviam vencido na primeira mão por 2-1, aguentaram a vantagem e o técnico escocês David Moyes pulou de alegria aos 90+4, quando um golo do espanhol Pablo Fornas sentenciou a vitória dos visitantes (0-1) e o apuramento, com 3-1 no agregado da eliminatória.

Mas sofrido apuramento da formação ‘viola’ no St. Jakob-Park, em Basileia (Suíça): depois da vitória da formação helvética, orientada por Pascal Jansen, no encontro da primeira mão, disputado no Estádio Artemio Franchi, em Florença (Itália) por 2-1, foi exatamente com o mesmo resultado, mas agora favorável à formação treinada por Vinzenzo Italiano (Fiorentina) que se esgotaram os 90’, havendo necessidade de 30 minutos de prolongamento para decidir o finalista da prova.

Isto depois de o médio argentino Nicolás González se converter no herói do jogo para os de Florença: inaugurou o marcador para os visitantes (0-1) aos 35’ e, já depois do médio suíço Zeki Amdouni igualar (1-1) o encontro e recolocar o Basileia na frente da eliminatória (3-2, então), o centrocampista das ‘pampas’ bisou para a formação ‘viola’ aos 72’ (1-2).

No prolongamento, emoção e nervos e o momento culminante quando já se adivinhava o desempate por penáltis veio na compensação, aos 120+9, e para a Fiorentina, com o golo do médio checo Antonin Barak a selar o 1-3 para os visitantes e a presença da equipa italiana na final da Liga Conferência, onde, recorde-se, deixaram pelo caminho o SC Braga (0-4 e 2-3).

O apuramento da Fiorentina sela, assim, a presença de um clube de Itália em cada uma das finais das ‘eurotaças’ da temporada: Inter de Milão na Champions, Roma na Liga Europa e Fiorentina na Liga Conferência.

A Bola
 
hIGmsTXI-z92hbnY0.png


Conference League 2022/23

Meias Finais


Equipa Total Equipa 1ª Mão 2ª Mão
West Ham (3-1) AZ Alkmaar 2-1 1-0
Fiorentina (4-3) FC Basel 1-2 3-1 a.p.
 
West Ham sucede à Roma de Mourinho

westhamfiorentinafinal.jpg

O West Ham venceu a Fiorentina, por 2-1, e conquistou a Liga Conferência, disputada na Arena Fortuna, em Praga (República Checa). Na edição inaugural da prova, na época passada, decidida em Tirana (Albânia), a Roma, de José Mourinho e Rui Patrício, ganhou o troféu, à custa do Feyenoord (1-0).

Num duelo entre o 8.º da Serie A e o 14.º da Premier League, equipas médias dos respetivos campeonatos, foi preciso esperar pelo período de compensação da primeira parte para se assistir ao único lance de perigo, cabeceamento de Kouamé ao poste antes de Jovic, em fora de jogo, aproveitar o ressalto para balançar as redes em vão.

A metade inicial ficou ainda tristemente marcada por arremesso de copos de plástico por parte de adeptos do West Ham que atingiram Biraghi na cabeça, quando este se preparava para marcar um pontapé de canto, de tal forma que ficou a sangrar.

Mais desgastadas, ambas as formações concederam espaços após o intervalo. O West Ham abriu o marcador, aos 62’, por Benrahma, de penálti, a castigar mão na bola de Biraghi, lance detetado pelo VAR (Tiago Martins foi AVAR) e confirmado depois de Carlos del Cerro Grande ter visionado a irregularidade no monitor. O empate surgiu por Bonaventura, aos 67’, disparo cruzado na área na sequência de assistência de cabeça de Nico González.

Quando já se esperava pelo prolongamento, aos 90’, Lucas Paquetá isolou Bowen com passe genial e o extremo inglês garantiu o segundo troféu internacional para o West Ham, a juntar à Taça das Taças de 1965.

A Bola
 
Conference League 2022/23

Vencedor:

94_imgbank_1683907588.png


West Ham
 
Voltar
Topo