Lordelo
Avensat
Refrigerantes, colas e outras bebidas gaseificadas contêm níveis elevados de açúcar, e bebê-los antes de dormir quando estamos menos ativos pode levar a um aumento de peso.
Os alimentos ricos em gordura podem levar a um sono de má qualidade se forem consumidos de noite. Estudos mostram que as pessoas com uma dieta rica em gorduras têm mais vezes o sono interrompido do que as que têm uma dieta pobre em gorduras.
O álcool faz-nos dormir mais depressa, mas não vamos conseguir um sono REM restaurador. Também liberta a hormona de stress cortisol, que pode levar ao aumento de peso e a doenças.
O chocolate contém açúcar que pode levar ao aumento de peso se não o queimarmos, bem como cafeína e teobromina, ambos com um efeito estimulante.
Caril, chili e outros alimentos picantes podem ter um impacto negativo nos padrões de sono. Podem levar a refluxo ácido, indigestão e azia, assim como um aumento da temperatura corporal.
O café é rico em cafeína, um estimulante eficaz que tem alguns benefícios para a saúde. Mas se bebermos demasiado ou demasiado tarde no dia, o nosso cérebro ficará “sintonizado” ao modo diurno.
Batatas fritas, pretzels, nozes salgadas e pipocas fazem todos excelentes petiscos, especialmente se não tiver um dente doce. Mas eles também podem ser prejudiciais para o nosso sono.
Alimentos diuréticos como pepinos, aipo e melancia podem fazer-nos urinar mais frequentemente, por isso é melhor comê-los durante o dia, em vez de o fazermos à noite.
As sobremesas cremosas, ricas em açúcar e gordura, são difíceis de digerir, o que pode afetar a qualidade e a duração do sono.
Os hidratos de carbono refinados têm uma IG elevada e inundam rapidamente o sangue com açúcares simples quando os ingerimos. Parte do açúcar é utilizado para energia, mas o resto é armazenado como gordura, o que pode levar ao aumento de peso.
IN:FOREVER