Conselhos de segurança informática

Thunderkill

Avensat
Amigos Avensat
Resumo
Apresentamos neste artigo alguns conselhos de segurança informática.

Artigo
Possivelmente já ouviu falar de riscos de segurança informática, mas não tem consciência de quais são.

Quando está a aceder à Internet para pesquisa de informações ou quando recebe um email está sujeito a um grande número de riscos, devido ao crescente número de aplicações mal intencionadas que foram criadas para o atacar, como por exemplo os vírus e o spyware.

À uns anos atrás o risco de contrair vírus no seu computador era bem menor, pois bastava controlar os discos e disketes que trazíamos, pois eram a porta de entrada do nosso computador para novos programas.

Actualmente com a Internet e sobretudo com o acesso de banda larga o risco aumentou brutalmente.

É por isso necessário implementar algumas regras básicas de segurança informática para protecção do seu computador.



Regras básicas de segurança informática
Para que possa usar o seu computador em segurança, sem ter receio de ficar infectado por vírus ou spyware deverá seguir os nossos conselhos.

Tenha em atenção que mesmo seguindo os nossos conselhos poderá sempre ser infectado.

Iremos detalhar de seguida algumas das regras principais de segurança informática a ter em conta:
Confidencialidade da sua informação
Escolha e guarda de palavras passe
Manter o seu computador actualizado
Uso de firewall
Uso de anti virus
Uso de anti spyware
Cuidado na pesquisa de informação com browsers
Cuidados a ter na recepção e envio de emails
Cuidados na execução de programas informáticos


Confidencialidade da informação
Esta vertente de ataque é uma das mais utilizadas e das mais perigosas.

Baseia-se na obtenção de informações confidenciais através de contactos sociais (telefonemas, conversas, obtenção de dados pessoais…). Por vezes os piratas informáticos (hackers) fazem-se passar por outras pessoas para obter acessos e palavras-chave ou informações confidenciais. Os emails com pedidos de informação pessoal, fazendo-se passar por pessoas suas conhecidas é outra das formas conhecidas deste tipo de ataque.

Para que evite ter problemas com os seus dados evite falar com terceiros sobre os seus dados informáticos, por exemplo não divulgue como constrói as suas palavras-chave, não diga a ninguém se guarda alguma informação confidencial e aonde.

Nunca deixe papeis com palavras-chave ou códigos de acesso na sua mesa ou nas gavetas junto ao computador.

Esses são os primeiros locais onde essa informação é procurada.



Uso de palavras-chave (passwords)
As palavras-chave são a chave de entrada principal de um computador ou aplicação informática, sendo por isso o alvo preferencial dos ataques à segurança informática.

Para que o seu uso seja o mais seguro possível recomendamos os seguintes conselhos:
Não revelar palavras passe a ninguém
Não escrever palavras passe em papéis ou noutros locais
Não use nomes conhecidos, palavras facilmente identificáveis ou nomes de pessoas
Constituir palavras-chave com números, letras maiúsculas e minúsculas combinadas
Mudar frequentemente as palavras-chave (em média uma vez por mês)
Usar um tipo de palavras-chave para informações importantes e outro tipo de palavras-chave para acessos públicos (como emails)
Não se esqueça que se a sua palavra-chave for descoberta o hacker acede directamente à sua informação.



Manter o seu computador actualizado
Os vírus e outras formas de ataque informático usam muitas vezes falhas existentes no sistema operativo e aplicações do seu computador.

Deve por isso manter sempre o seu sistema operativo e aplicações actualizadas, se possível através de actualizações automáticas.



Firewalls
A firewall é uma protecção de hardware e/ou software que permite controlar a informação que circula numa determinada rede.

A sua função principal é controlar a informação que circula numa rede e quais os utilizadores ou máquinas com acesso à mesma informação.

Normalmente a firewall é usada em zonas de fronteira, como por exemplo entre uma rede doméstica de computadores e a Internet.

Uma firewall pode não só controlar a informação que tenta entrar numa dada rede como qual a informação que tem autorização de saída.

O Windows XP com o SP2 é um exemplo de uma firewall pessoal.

O Microsoft ISA Server é um exemplo de uma firewall empresarial.

Além destes exemplos de firewall de software existem também firewalls de hardware cujos sistemas residem aparelhos de hardware (podendo no entanto conter também software).

È importante que todos os computadores que acedem à Internet tenham uma firewall, pois esta serve para fechar muitas das portas de entrada de intrusos no seu computador, sobretudo para quem está sempre ligado à Internet.



Virus
Um vírus informático é um programa informático que infecta computadores (e respectivas aplicações)

O vírus informático pode ser accionado por meios humanos ou estar desenvolvido para se reproduzir automaticamente.

Os vírus podem ser inócuos ou de elevado perigo, podendo não só danificar programas e computadores como roubar dados.

Os vírus podem-se espalhar através do uso da Internet, do envio de emails ou da abertura de ficheiros ou programas infectados.

Para que esteja protegido deverá usar sempre aplicações de antivírus no seu computador, mantendo-as actualizadas diariamente.



Spyware
O spyware é uma forma de vírus informático que normalmente acede ou regista informação do utilizador sem autorização (spy).

A forma de propagação também é mais sub-reptícia que a do vírus pois o utilizador muitas vezes fica infectado sem ter feito nada de especial, basta andar na Internet e aceder a algumas páginas para ficar infectado.

Existem spywares que não são nocivos, outros que apenas servem para apresentar publicidade, mas um grande número regista todos os passos e informações dos utilizadores de um computador.

Um spyware pode registar desde as páginas de Internet frequentadas por um utilizador até às palavras-chave de um utilizador quando acedeu a um qualquer site ou programa informático.

Tal como no antivírus é aconselhável diariamente correr uma aplicação para a sua remoção e manter os ficheiros com as listas de spyware actualizados.

No caso do spyware é ainda aconselhável o recurso a mais do que um programa de remoção pois não existe apenas um programa que remova todos os tipos de infecções.



Cuidado na pesquisa de informação com browsers
Muitos dos programas de ataque informático escondem-se por detrás de páginas de Internet e de programas freeware (gratuitos).

Por isso quando navegar na Internet tenha o cuidado de não aceder a páginas suspeitas ou que não mereçam a sua confiança.

Quando navegar na Internet não execute programas ou código que esteja disponível nessas páginas, excepto se tiver plena confiança na página onde está.

Sempre que introduzir informação confidencial, como por exemplo o seu email, leia a politica de privacidade da página e verifique se a página encripta o seus dados (confirme se aparece um cadeado no browser).

Deverá correr diariamente as suas aplicações de anti vírus e anti spyware para que removam eventuais infecções resultantes do seu acesso à Internet.



Cuidados a ter na recepção e envio de emails
Antes de mais crie um email pessoal que use apenas para fins importantes, como por exemplo para as suas declarações de impostos ou para acesso ao banco.

Depois crie outro email para fins não pessoais e que pode servir para registo de revistas ou páginas da Internet.

Verifique ainda se o fornecedor de email faz controlo de Spam e Pishing.

Antes de aceder ao email verifique se não tem spyware, pois existem spywares que fazem o registo das suas palavras chave.

Dai o risco de acedermos a informação privada ou a um email num ciber café ou numa biblioteca, pois os computadores estão normalmente infectados.

Depois sempre que receber emails de pessoas desconhecidas elimine o email sem o ler.

Tenha sempre activas as protecções de segurança do leitor de emails.

Nunca responda a pedidos de recibos de email de estranhos pois podem servir para registar o seu email.

Não remova o seu email de nenhuma lista de email, no caso de ser um spam de uma empresa de pouca confiança, pois o mesmo é usado como forma de confirmação se o seu email está activo.

Não coloque o seu email pessoal em blogs ou páginas da Internet, use apenas o outro email não pessoal.

Um novo esquema (denominado Pishing) consiste em enviar emails semelhantes aos de empresas com as quais tem relações comerciais (por exemplo Bancos) com vista a que aceda a páginas falsas com o intuito de lhe roubar informação confidencial.

Por isso nunca aceda a ligações em emails, vá sempre à página da entidade na Internet.

Tenha um antivírus que proteja o seu leitor de emails e actualize-o frequentemente.



Cuidados na execução de programas de informática
A forma mais tradicional de infectar um computador é através da junção de vírus a programas.

Assim quando os utilizadores carregam ou usam esse programa o vírus infecta o computador.

Deste modo verifique com antivírus os programas novos que obtém antes de os colocar no seu computador, excepto se forem versões compradas originais.

As formas mais habituais de propagação é através de programas freeware ou utilitários que estão disponíveis na Internet ou em redes partilhadas ou mesmo por vezes distribuídos em CD ROM.

Muito cuidado com os jogos, papéis de parede e outros programas que são distribuídos na Internet, a maioria das vezes gratuitamente, pois grande parte das vezes estão infectados.

Muitas das vezes o público-alvo de ataque são as crianças, pois elas acedem à Internet para descarregar jogos, músicas e outros programas gratuitos.

Utilize com frequência um antivírus e mantenha-o actualizado.



Conclusão
Como pode observar pelas nossas sugestões de segurança informática, o seu computador pode estar sujeito a muitos riscos.

No entanto se seguir as nossas regras estará pelo menos bastante mais protegido.

Boa sorte e mantenha-se alerta.
 
Voltar
Topo