Consumo de pizza congelada na origem de vários casos de E.coli em França

Lordelo

Avensat
naom_6244d826e9b99.jpg

As autoridades sanitárias francesas informam que existe uma ligação entre vários casos de contaminação pela batéria E.coli e o consumo de pizzas 'Fraîch'up' da marca Buitoni, do grupo Nestlé.






Segundo dados avançados esta quarta-feira, há 41 casos graves de contaminação confirmados e um número de apoio gratuito já foi ativado no país.


Existem atualmente, em França, 41 crianças que desenvolveram Síndrome hemolítico-urémica (HUS), que causa insuficiência renal, desde fevereiro. Duas crianças morreram após terem contraído a infeção. As autoridades detetaram uma ligação entre alguns destes casos com o consumo deste alimento, contudo não é possível afirmar com certeza que todos os casos - incluindo as mortes - estejam relacionados com a pizza em causa.


"Se têm uma pizza Fraîch’Up no vosso congelador, pedimos que não a consumam e a deitem fora", afirmou um responsável da Nestlé em França, acrescentando que esta se trata de uma "situação extremamente trágica" e que a empresa vai assumir todas as suas responsabilidades.


Para além dos 41 casos graves, há ainda outros 34 que estão em avaliação.


A Escherichia coli, ou E. coli, é uma bactéria que habita naturalmente o intestino das pessoas e de alguns animais, sem que haja qualquer sinal de doença. No entanto, há alguns tipos de E. coli que são nocivos para as pessoas e que entram no organismo devido ao consumo de alimentos contaminados.

IN:NM
 
Voltar
Topo