Covid-19: Afinal, pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus?

Lordelo

Avensat
naom_61cd5bed01d06.jpg


Cientistas e o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos afirmam que esta variante do coronavírus SARS-CoV-2 é menos severa do que aquelas que se espalharam anteriormente, no entanto, transmite-se mais rapidamente do que as suas antecessoras.






Doentes sem sintomas podem infetar outros?


Pacientes assintomáticos podem transmitir o coronavírus, reporta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Podendo ler-se no seu site:


"As pessoas infetadas podem transmitir o vírus quando têm sintomas e quando não têm sintomas. É por isso que é importante que todas as pessoas infetadas sejam diagnosticadas através da realização de testes, fiquem isoladas e, dependendo da gravidade da doença, recebam cuidados médicos. Mesmo as pessoas que testem positivo para a Covid-19, mas que não têm sintomas devem permanecer isoladas de modo a limitar o contacto com outros. Estas medidas quebram cadeias de transmissão".





A OMS destaca ainda que a variante Ómicron se dissemina a uma taxa mais célere do que a variante Delta - podendo infetar indivíduos vacinados e não vacinados.


No entanto, para aqueles que estão vacinados, os sintomas tendem a ser significativamente mais leves.


Durante quanto tempo os portadores assintomáticos do coronavírus podem infectar outros?


A taxa exata de transmissão assintomática é desconhecida.


O CDC acredita que as pessoas que foram infetadas com a Covid-19 estão mais contagiosas no pico dos seus sintomas.


Tal significa que nos dias em que as pessoas se sentem no seu pior, o que pode incluir experienciar tosse ou febre, estão mais propensas a espalhar o vírus.


Contudo, tal não determina que seja apenas nessa altura que estão contagiosas.


As pessoas podem transmitir o vírus no período de incubação antes de manifestarem quaisquer sintomas.


Pesquisas apuraram que pode levar até cinco dias para os sintomas do coronavírus se manifestarem nos doentes - podendo ainda aparecerem após o período de quarentena.


Um estudo, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health nos Estados Unidos, descobriu que o período médio de incubação é de 5,1 dias.


Segundo os investigadores, quase todos - 97,5% - daqueles que desenvolvem sintomas pareceram fazê-lo dentro do período de 11,5 dias no decorrer da infeção.


Num outro estudo, cientistas dos Estados Unidos, França, China e Hong Kong descobriram que o tempo entre os casos parte de uma cadeia de transmissão é inferior a uma semana.


As descobertas, publicadas na revista Emerging Infectious Diseases, também mostraram que mais de 10% dos pacientes são infetados por alguém que tem o vírus, mas não tem sintomas.

IN:NM
 
Voltar
Topo