Lordelo
Avensat
Não é possível saber ao certo quantas vezes um indivíduo pode ser infetado por SARS-CoV-2. Porém, um novo estudo sugere que pessoas que foram infetadas com Covid-19 podem registar até três infeções no espaço de apenas alguns meses.
Segundo investigadores da Universidade Stellenbosch, na África do Sul, as reinfeções poderão tornar-se a regra e são mais prováveis com a variante Ómicron e as novas linhagem.
Em declarações ao The New York Times, a epidemiologista Juliet Pulliam, da Universidade Stellenbosch, considerou que "é provável que a reinfeção se torne um padrão a longo prazo". "O vírus continuará a evoluir. E, provavelmente, existirão muitas pessoas reinfectadas muitas vezes ao longo da vida."
Os cientistas analisaram quase três milhões de testes positivos registados até janeiro deste ano. Num artigo publicado na revista científica Science, referem que as reinfecções são raras com variantes como a Beta e a Delta. Contudo, com o aparecimento da Ómicron, no final de 2021, observaram doentes que tiveram até três casos de reinfecção, acrescentando que as múltiplas mutações na proteína spike são as culpadas.
IN:NM