Covid: Estudo identifica as duas janelas do carro que devem ser abertas

Lordelo

Avensat
naom_5feb0bcc10a32.jpg

Se for apanhar um táxi ou outro serviço semelhante, usar uma máscara e abrir as janelas do carro fazem parte das medidas para reduzir a transmissão do vírus. Agora, um novo estudo identificou quais as janelas que deve abrir para fornecer mais proteção.

De acordo com o mesmo, abrir a janela o mais longe possível de onde está sentado no carro fornece mais fluxo de ar e proteção para o motorista e passageiro. Por exemplo, no caso de se sentar no banco traseiro e em diagonal com o motorista, o motorista sentado no banco da frente esquerdo de um carro deve abrir a janela da frente direita e um passageiro no banco traseiro direito deve abrir a janela traseira esquerda.

Para chegar a esta conclusão, investigadores da Universidade de Massachusetts Amherst e da Brown University usaram um modelo de computador para simular um Toyota Prius a 80 quilómetros por hora, com um motorista no banco dianteiro esquerdo e um passageiro sentado no banco traseiro direito. Eles analisaram as trocas de ar por hora em seis cenários diferentes de janelas abertas e presumiram que o ar-condicionado estava ligado em todos eles.

A abertura de todas as janelas resultou no melhor fluxo de ar, mas isso não é necessariamente confortável, especialmente em tempo frio.

Curiosamente, a facilidade de fluxo de ar fornecida pela abertura das janelas frontais esquerda e traseira direita (ou seja, as mesmas janelas onde os passageiros estavam sentados, em vez das janelas opostas) era "um pouco maior" do que o cenário onde todas as janelas estavam fechadas. Abrir uma terceira janela também teve pouco efeito sobre o fluxo de ar útil.

Outra razão pela qual abrir as janelas opostas é tão eficaz? O fluxo de ar que entra pela janela traseira esquerda e sai pela janela dianteira direita funciona como uma “cortina de ar” que separa o passageiro do motorista, escreveram os autores do estudo

IN:NM
 
Voltar
Topo