Lordelo
Avensat
Quem toma substâncias esteroides anabolizantes tem mais hipóteses de apresentar "traços de psicopatia, comportamentos sexuais de risco, problemas de raiva e físicos", concluiu uma equipa de investigadores da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
De origem natural ou sintética, estas substâncias são produzidas a partir de testosterona e derivados. São usadas para a melhoria da performance desportiva e por motivos estéticos.
Para chegarem às conclusões deste estudo, publicado na revista Scientific Reports, os cientistas recrutaram, de forma anónima, 492 homens fisiculturistas, entre os 18 e os 47 anos. Cada voluntário respondeu a um questionário online sobre o uso de anabolizantes, traços psicológicos, estilo de vida e comportamentos, pelo que as descobertas também são limitadas e preliminares.
A partir das respostas, os autores alegam que foi possível analisar "se os utilizadores de substâncias esteroides anabolizantes eram mais propensos a desenvolver traços psicopáticos, comportamentos de risco (como partilhar agulhas), problemas de raiva, emocionais (como ataques de pânico e depressão), cognitivos (como dificuldades de memória) e físicos (como queda de cabelo)".
IN:NM