Da segunda tranche à ausência de comboios: Os cinco números da semana

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Esta semana ficou marcada pelo início da greve dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal, que promete continuar a marcar os próximos dias. Isto, numa altura em que Portugal já recebeu a segunda tranche de Bruxelas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.


A Comissão Europeia anunciou, na quarta-feira, que fez o segundo pagamento a Portugal, no valor de 1,8 mil milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta tranche, recorde-se, foi validada em dezembro, no seguimento de o país ter cumprido 20 marcos e metas.


O presidente da Câmara de Lisboa assegurou que foi "sem pedir qualquer indemnização" que a empresa contratada para a construção do altar-palco no Parque Tejo no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aceitou a alteração do projeto.


A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) diminuiu, pela terceira vez consecutiva, para 8,4% em janeiro de 2023, taxa inferior em 1,2 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, divulgou o INE, na sexta-feira. A estimativa inicial do INE apontava para uma taxa de inflação de 8,3%.


A campanha de entrega do IRS arranca em fevereiro, como é habitual, com os contribuintes a terem de cumprir obrigações fiscais até ao dia 15 e 27 de fevereiro. Estas são as duas datas mais importantes este mês e que não pode mesmo deixar escapar.


As reclamações contra a CP - Comboios de Portugal no Portal da Queixa aumentaram 65% em 2022 e entre janeiro e quinta-feira, dia 9 de fevereiro, a empresa já foi alvo de 69 reclamações (+230%), numa altura em que os trabalhadores estão em greve.

Leia Também:

 
Voltar
Topo