Lordelo
Avensat
Um desenho comprado por 30 dólares (26 euros) numa venda de garagem foi avaliado em mais de 10 milhões de dólares (8,7 milhões de euros) depois de ter sido identificado como uma obra, até então desconhecida, do artista renascentista alemão Albrecht Durer.
A Agnews Gallery, com sede em Londres, explicou, em comunicado, que Clifford Schorer, um colecionador de arte e consultor da galeria de Boston, estava numa livraria de Massachusetts em 2019 quando o proprietário pediu que visse um desenho comprado por um amigo.
O livreiro revelou que o desenho, tinha sido comprado numa venda de garagem em 2017, podia ser um original de Durer. Inicialmente cético, Shorer visitou o proprietário umas semanas depois, que desejou permanecer anónimo, e ficou chocado ao ver que a obra, intitulada 'A Virgem e o Menino', parecia pertencer ao artista renascentista que morreu em 1528.
"Quando se está no meu mundo, passamos a vida a procurar coisas desconhecidas que levam a caminhos fascinantes... e pude ver que estava no início de algo extremamente emocionante", assumiu Schorer à CNN.
Schorer contou ainda que passou três anos a viajar pelo mundo para verificar a autenticidade da peça. O colecionador disse que os especialistas concordam que a análise técnica da idade coloca o desenho no período de tempo certo e que tem as marcas do trabalho de Durer. Referiu ainda crer que possa valer 10 milhões de dólares.
IN:NM