Lordelo
Avensat
Um grupo de investigadores da Universidade de Manitoba, no Canadá, descobriu que praticar exercício físico em grupo não só motiva, como aumenta a satisfação com a vida e a confiança.
Porém, nem tudo são vantagens. Segundo a Shaelyn Strachan, que escreveu um artigo para o portal The Conversation, os indivíduos que se tornam muito dependentes das pessoas com as quais treinam podem não ter vontade suficiente para continuar sozinhas. Por isso, o compromisso deve ser com o exercício e não com o grupo. "Perguntámos aos participantes como reagiriam se o grupo não estivesse disponível. As pessoas que se identificavam fortemente com o grupo não eram confiantes o suficientes para treinarem sozinhas e consideraram que seria difícil fazer exercício sem companhia", diz.
Strachan defende ainda que devem ser estabelecidas metas diferentes para o grupo e para o próprio individuo. Por exemplo ir correr três dias com companhia seria o objetivo coletivo e superar o próprio recorde de velocidade o individual.
IN:NM