Diabéticos têm mais risco de sofrer de doenças renais crónicas

Lordelo

Avensat
naom_6368ff4942a3b.jpg


Pessoas com diabetes têm maior risco de vir a ter doenças renais crónicas. A conclusão é de um recente estudo publicado no The New England Journal of Medicine. A pesquisa mostrou que a taxa das doenças subiu ao mesmo tempo.









Esta já era uma doença comum entre os diabéticos. Segundo o portal Prevention uma em cada três pessoas com diabetes tem doença renal crónica. O estudo teve o objetivo de perceber a relação entre entre estas duas patologias.


A pesquisa foi feita com mais de 654 mil adultos com vários tipos de diabetes. Os dados foram recolhidos entre 2015 e 2020.


“As pessoas com diabetes são duas vezes mais propensas a desenvolver doenças renais crónicas do que quem não tenha diabetes”, refere Ashte Collins, um dos professores responsáveis pelo estudo.


Como grande parte dos diabéticos não sabe que o é no início da doença, isso pode fazer fazer com a doença renal se agrave ao longo do tempo.


Uma dieta com base em vegetais e sem grandes quantidades de açúcar pode ser um bom caminho para diminuir o risco de desenvolver esta patologia crónica.

IN:NM
 
Voltar
Topo