Diabetes vê-se nas mãos. Quatro sinais de alerta que deviam preocupá-lo

Lordelo

Avensat
naom_6356b14ce0e0e.jpg



A diabetes é uma doença crónica 'silenciosa', caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, que não discrimina. Atinge todas as idades e ambos os géneros. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.






Ainda assim, existem sinais aos quais pode - e deve - estar atento. O jornal Metrópoles reuniu quatro. Ei-los:





1- Dedos dobrados


Um estudo publicado pela Associação Americana de Diabetes refere que quem tem diabetes tipo 1 e tipo 2 tem mais dificuldade em endireitar os dedos, geralmente o anelar ou o polegar. A condição é dolorosa e o pode ser necessário uma intervenção cirúrgica.


2- Vermelhidão ao redor das unhas


Uma outra investigação, publicada na Wiley Clinical Healthcare Hub, revela que pessoas diagnosticadas com diabetes tendem a apresentar problemas de circulação. Essa situação pode causar vermelhidão ao redor das unhas.





3- Linhas nas unhas


Pessoas com diabetes podem ter linhas de Beau. Segundo a rede de saúde CUF, são "depressões transversais na unha e podem ser sinal de má nutrição, sarampo, papeira, escarlatina, doença vascular periférica, pneumonia, diabetes descontrolada ou deficiência de zinco". Neste caso, é também importante prestar atenção às unhas dos pés.


4- Unhas amareladas


A micose das unhas, também designada por onicomicose, é uma doença infeciosa causada por fungos muito frequente em pessoas com diabetes. Esta condição torna as unhas amareladas, quebradiças, espessas e irregular.

IN:NM
 
Voltar
Topo