Lordelo
Avensat
O leitor deverá estar a interrogar-se: "Sinais de doenças cardíacas nas unhas?" Sim, embora inesperado, é possível. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês), a presença de linhas de tom castanho ou avermelhado por baixo das unhas podem ser um sinal de endocardite, uma infeção da camada interior do coração (endocárdio) que se pode manifestar de forma brusca ou gradual.
Leia Também:
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
"Ocorre, de um modo geral, quando uma bactéria ou um microrganismo proveniente de outro local do organismo (como a cavidade oral) se espalha pela corrente sanguínea e adere a áreas lesadas do endocárdio", resume a rede de saúde CUF.
Se não for diagnosticada e tratada, "pode causar complicações como lesões e infeções noutros órgãos", como acidente vascular cerebral, falência cardíaca ou morte.
Ainda assim, ressalva que a endocardite "é rara em corações normais". Como tal, as pessoas em risco "são aquelas que apresentam válvulas do coração já doentes, artificiais (após cirurgia) ou outros tipos de anomalias cardíacas", esclarece.
Quanto à prevenção, "passa por uma adequada higiene oral, evitar infeções da pele causadas por tatuagens ou piercings e, sempre que existe lesão cardíaca prévia, fazer profilaxia com antibióticos antes de qualquer intervenção oral ou outras que envolvam as vias aéreas, a pele ou tecidos mais profundos".
Eis outros sintomas a que deve estar atento, de acordo com o NHS:
- Febre
- Arrepios;
- Suores noturnos;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade na respiração;
- Tosse;
- Cansaço;
- Dores musculares e articulares.
Sintomas menos comuns:
- Pequenas manchas vermelhas, castanhas ou roxas na pele;
- Nódulos vermelhos subcutâneos nos dedos;
- Manchas vermelhas indolores nas palmas das mãos e na planta dos pés;
- Confusão;
- Perda de apetite;
- Perda de peso sem razão aparente.