Doenças que podem ser transmitidas através dos lençóis (incluindo Mpox)

Lordelo

Avensat
naom_6389cb68cfc42.jpg


Deitar-se numa cama lavada de fresco, com lençóis frescos e perfumados é incrivelmente agradável. Mas será que está assim tão limpa?






Na realidade, a cama pode esconder inúmeros germes, como bactérias, vírus e até pequenos insetos que tendem a multiplicar-se quando os lençóis estão húmidos e sujos.





Como tal, a frequência com que muda a roupa de cama é determinant. Em declarações ao The Conversation, Manal Mohammed, professora de microbiologia da Universidade de Westminster, no Reino Unido, comparou lençóis sujos a uma placa de petri (um recipiente de vidro ou plástico usado por cientistas). "A combinação de suor, saliva, caspa, células mortas da pele e até mesmo partículas de alimentos fazem deste o ambiente ideal para o crescimento de uma série de germes", alerta.


A pensar nisso, a especialista indica seis doenças que podem ser transmitidas enquanto dorme. Ei-las:





1- Staphylococcus aureus. Trata-se de uma bactéria comum que cerca de 30% das pessoas tem no nariz. Pode causar acne, infeções na pele ou casos de pneumonia. No entanto, a situação mais perigosa é quando a bactéria invade o corpo através de uma ferida aberta, pois pode chegar à corrente sanguínea e espalhar-se por todo o corpo.


2- Asma e alergias. Segundo Mohammed, os seres humanos perdem diariamente 500 milhões de células da pele. "Essas células podem atrair e ser ingeridas por ácaros microscópicos, cujas fezes desencadeiam alergias e até asma", explica.


3- Picadas de percevejos. Embora não seja propriamente uma doença, quando ocorre uma picada de percevejo, o inseto deixa marcas vermelhas, provoca comichão e pode até desencadear reações alérgicas mais graves em alguns indivíduos.


4- Mpox. É transmitida através do contato físico com pessoas que tenham erupções na pele provocadas pelo vírus, que são altamente infecciosas e podem contaminar até mesmo objetos, como roupas de cama e toalhas, através das secreções que libertam.


5- Gripes e constipações. Lençóis e fronhas sujas podem transmitir diversos agentes infecciosos, incluindo o vírus Influenza e constipações. "O vírus Influenza pode sobreviver em tecidos durante oito a 12 horas", diz a especialista.


6- Gonorreia. "Embora seja sensível ao calor e à secagem, a [bactéria da] gonorreia pode permanecer nos lençóis por vários dias", indica uma investigação que compara resultados de outros estudos, desenvolvida por Felicity Goodyear-Smith, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

IN:NM
 
Voltar
Topo