Dois membros regionais do Estado Islâmico mortos no Afeganistão

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
As forças dos talibãs mataram Qari Fateh, chefe regional de inteligência e operações do EI, durante uma operação em Cabul no fim de semana, disse Zabihullah Mujahid, principal porta-voz do governo talibã, em comunicado.


No início deste mês, numa operação separada em Cabul, três membros do EI -- incluindo o líder sénior do EI, Ijaz Amin Ahingar -- já tinham sido mortos.

Mujahid disse que vários outros membros do EI, incluindo estrangeiros que planeavam ataques mortais, também foram detidos nos últimos dias.

A afiliada regional do grupo Estado Islâmico -- conhecido como Estado Islâmico na província de Khorasan -- é um importante rival dos talibãs. O grupo militante aumentou os seus ataques no Afeganistão desde a tomada do país pelos talibãs em agosto de 2021.

Os talibãs tomaram o poder em meados de agosto de 2021, quando as forças dos EUA e da NATO se retiraram do Afeganistão após 20 anos de guerra.

A comunidade internacional não reconheceu o governo do talibã, cautelosa com as duras medidas que impuseram desde a sua aquisição - incluindo a restrição de direitos e liberdades, especialmente para mulheres e minorias.

Leia Também:

 
Voltar
Topo