Lordelo
Avensat
O funcionário de uma loja de conveniência, em Nova Iorque, esfaqueou fatalmente um ladrão num gesto de autodefesa.
Jose Alba estava sentado ao balcão da sua loja, quando um jovem irrompeu pelo estabelecimento e o atacou.
Imagens do momento ficaram registadas através do sistema de videovigilância do espaço e embora comprovem que o homem agiu para se defender, este foi detido e acusado de homicídio. O tribunal declarou que este poderia ser libertado apenas após uma fiança de 250 mil dólares.
Contudo, conhecida a detenção, originou-se uma onde solidariedade para com o homem, com muitos a condenar a decisão do tribunal de Manhattan.
Alba, é pai de três filhos e natural da República Dominicana. O homem foi atacado por Austin Simon, de 35 anos, homem em liberdade condicional depois de ter agredido um agente da polícia.
O ataque terá acontecido depois do dono da loja ter discutido com a namorada de Austin, dado que esta insistia em tentar pagar com um cartão de crédito cujo pagamento não era aceite.
Patricia Perez, que é cliente habitual na loja do homem, diz que Alba é um homem pacifico e lamenta toda a situação em que se viu envolvido.
Outros tantos defenderam que em Nova Iorque, tal como noutros estados, os cidadãos têm o direito a defender--se contra ataques, naquilo a que se chama autodefesa, uma situação que dizem ter sido ignorada pelo procurador do caso.
Perante a onda de indignação, que chegou fazer capas de jornais a pedir a libertação de Alba, o tribunal acedeu em baixar o valor da fiança, e Jose Alba regressou esta quinta-feira a casa.
O homem foi libertado mas está sob controlo com uma pulseira eletrônica. Está também proibido de sair do país.
IN:NM