Lordelo
Avensat
Durante os últimos anos, os dispositivos e ecrãs tornaram-se objetos essenciais imprescindíveis no dia-a-dia. Algo que tem uma série de desvantagens. Entre as mais incómodas está, sem dúvida, o facto de que o telemóvel é, muitas vezes, o responsável pelas dores que sente no pescoço, diz o médico Neel Anand, ao site BestLife.
'Tech neck' é o nome que os especialistas dão a esta condição, já que as dores resultam de estar horas com o pescoço esticado, enquanto se olha para baixo em direção ao telemóvel ou tablet.
"Fazer isso durante muito tempo estimula uma posição não natural da cabeça, que aumenta o stresse no pescoço, na parte superior das costas e nos braços", acrescenta o médico. Quando é algo que não se faz muitas vezes, em princípio, a condição não se manifesta, mas se for um hábito frequente a história já é diferente. É a "repetição de trabalhar contra a mecânica natural do corpo que causa as dores e possíveis lesões".
Fazer exercício, melhorar a postura, fazer pausas e mudar de posição, regularmente, são as melhores formas de contrariar isto e aliviar as dores.
IN:NM