Lordelo
Avensat
Dores nos gémeos, especialmente quando são repentinas, podem ser muito desconfortáveis. Normalmente são provocadas por cãibras ou tensão ou cãibra, no entanto, em alguns casos, podem indicar um problema de saúde mais sério.
Por isso, é essencial saber o que as pode causar, mas também em que situações se deve preocupar e ir ao médico. A Healthline, plataforma especializada em saúde, ajuda a esclarecer todas as dúvidas.
Causas mais comuns de dores agudas nos gémeos:
- Claudicação (acontece quando o sangue não chega em quantidades suficientes às pernas)
- Fratura na parte de baixo da perna
- Infeção nos ossos
- Cãibras
- Trombose
- Excesso de tensão no músculo
- Tendinite
- Quisto de Baker (ocorre quando fluído se acumula na parte de trás do joelho algo, normalmente, causado por artrite ou uma lesão)
- Ciática
- Varizes
- Neuropatia periférica diabética (acontece em pessoas com diabetes e pode provocar, entre outras coisas, danos nos nervos, dores e fraqueza)
Além disto, a plataforma explica em que situações se deve preocupar, nomeadamente, quando a dor piora progressivamente; os sintomas não melhoram; ouve um 'estalo', antes de sentir dor; e sente, além das dores nos gémeos, calor, febre, falta de ar ou tem o músculo vermelho.
Estas dores só devem ser tratadas em casa se forem algo isolado ou causado por algum tipo de esforço. Isto é, o desconforto desaparece, após uma massagem ou alongamentos.
Já, em ocasiões em que surjam problemas como cortes profundos, no músculo, ou um osso exposto, deve ir ao hospital. O mesmo acontece se vir que a pele nas pernas, pés e dedos está despigmentada ou azulada; tem problemas em mover as pernas; tem dores intensas e repentinas nos gémeos; e sente a perna inflamada, sem motivo aparente.
IN:NM