'Dry January'. Os benefícios de não beber álcool durante um mês

Lordelo

Avensat
naom_63b2b54ee7887.jpg


Nunca ouviu falar da 'Dry January'? Trata-se de uma campanha de saúde global e que incentiva as pessoas a deixar de beber álcool durante o primeiro mês do ano. Para entender quais são, realmente, os benefícios deste 'desafio', a cada semana, o jornal britânico Metro falou com alguns especialistas.









Primeira semana


Niall Campbell, médico e especialista em vícios do Priory Group, um provedor de instalações de saúde mental, no Reino Unido, explica que na primeira semana o sono melhora.


Algo que acontece porque com a influência do álcool até se pode adormecer rápido, mas não se cumprem algumas fases importantes do sono, fazendo com que só "consiga um a dois ciclos de sono, em vez dos seis a sete ciclos recomendados por noite". Até pode ter mais dificuldade a adormecer, no entanto, mesmo dormindo menos horas vai descansar melhor.


Além disto, na primeira semana, o corpo também vai ficar mais hidratado já que "ao beber álcool, se perde cerca de quatro vezes mais líquidos do que realmente se consumiu". Estar mais hidratado é algo benéfico para o cérebro, concentração e bem-estar geral.





Segunda semana


Como o álcool irrita o estômago, é provável que comece a ter menos com problemas digestivos, dores no estômago e náuseas. O médico diz ainda que, na segunda semana, também se começa a perder algum peso já que não se consomem as calorias "vazias" do álcool.


Terceira semana


Nesta fase é muito provável que os níveis de pressão arterial diminuam. Algo muito importante porque ajuda a prevenir problemas de saúde graves, como enfarte do miocárdio e outras doenças cardiovasculares, diz o médico.


Quarta semana


Quando chegar ao fim do mês vai começar a ver algumas diferenças no seu aspeto físico. "Os seus níveis de hidratação elevados terão um efeito positivo na sua pele. Como mais água foi absorvida em vez de desperdiçada, é provável que tenha uma pele com aparência mais hidratada, além de caspa e eczema reduzidos".


Além disto, "remover o álcool da sua dieta também pode ajudar a melhorar a sua função hepática, porque o seu fígado começará a eliminar o excesso de gordura".
 
Voltar
Topo