E esta? Estudo sugere forma insólita de combater transtornos mentais

Lordelo

Avensat
naom_633479537d5ec.jpg

Segundo cientistas da Escola de Medicina de Hannover, na Alemanha, a injeção de toxina botulínica (botox) na testa pode ajudar a diminuir emoções negativas em pessoas com transtornos mentais, indica um estudo publicado na revista Scientific Reports.






Os cientistas sugerem que a substância aplicada na testa pode ajudar a controlar problemas como depressão e ansiedade.





Durante o estudo, os investigadores recorreram a ressonâncias magnéticas. A partir das imagens captadas, os médicos observaram os efeitos do botox nos neurónios de pacientes com depressão e transtorno de personalidade borderline, que se caracteriza por mudanças bruscas de humor.


De acordo com os cientistas, a aplicação do produto influencia o funcionamento da amígdala do cérebro, grupo de células com formato de amêndoa localizado no lobo temporal (a região do cérebro onde os medos são formados e processados).


A relação entre as expressões faciais e o estado psicológico é explicada pela ciência através da 'teoria do feedback facial', que diz que aquilo que sentimos se reflete imediatamente no rosto. Os investigadores acreditam que, ao paralisar o ciclo de feedback entre os músculos da testa e o cérebro, o botox poderia ser capaz de alterar a resposta emocional.


"Quando a testa está relaxada, ela transmite uma sensação mais positiva ao organismo, por assim dizer", explica o principal autor do estudo, Tillmann Krüger.

IN:NM
 
Voltar
Topo