O peixe-bolha, um animal que habita o Pacífico e se assemelha à cara de um homem velho com feições deformadas, foi eleito o animal mais feio do mundo. Os organizadores pretenderam, com a iniciativa, sensibilizar o público para as espécies ameaçadas.
O "Psychrolutes marcidus" - na sua designação científica - vive entre 600 e 1200 metros de profundidade ao largo das costas australianas, é capaz de suportar as grandes profundidades marinhas e arrisca-se a desaparecer devido à pesca de arrasto intensiva.
"O peixe-bolha ganhou, incontestavelmente, com 795 votos", revelou Coralie Young, da Associação Britânica de Ciência, ao anunciar o resultado num festival anual em Newcastle, no nordeste de Inglaterra.
Em segundo lugar, ficou o Kakapo, um pássaro que não voa, parece uma mistura de papagaio e coruja e vive na Nova Zelândia. Em terceiro lugar ficou o Axolotj, um anfíbio mexicano apelidado de "peixe andarilho".
Outros candidatos foram o macaco Proboscis, que tem os testículos vermelhos e o nariz grande, e a râ do Titicaca, também conhecida com o nome pouco científico de "rã escroto". A página do concurso foi visitada por cerca de 80 mil pessoas. Segundo Coralie Young, "é um modo simpático de alertar as pessoas a conservação das espécies".
jn