Elemento da Força Aérea ferido em operação de resgate em pesqueiro

florindo

Avensat
Elemento da Força Aérea ferido em operação de resgate em pesqueiro

Um elemento da Força Aérea ficou ferido na sexta-feira durante o resgate, em condições meteorológicas adversas, de um passageiro que sofrera uma fractura da clavícula a bordo de um pesqueiro a 680 quilómetros de Lisboa.
Em comunicado, a Força Aérea informa que o recuperador-salvador se magoou ao fazer o resgate, numa altura em que se faziam sentir ventos fortes e vagas altas, de cinco a seis metros, segundo fonte da instituição.
O porta-voz da Força Aérea explicou hoje à Lusa que o salvador, que acabou por ser assistido no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, se magoou nas pernas e no cóccix quando, depois de descer do helicóptero, se encontrava posicionado dentro da embarcação para resgatar o pescador.
Na sequência de uma onda, o homem foi atingido pelo barco e precisou de cerca de 10 minutos para recuperar e continuar a operação de resgate.
Após regressarem ao helicóptero, tanto o pescador como o recuperador-salvador foram assistidos pelo enfermeiro militar a bordo.
A aeronave transportou depois o pescador, de 47 anos, para o Aeródromo de Trânsito Nº1 – Figo Maduro – onde aterrou pelas 17:52, sendo depois levado para o Hospital de Santa Maria numa ambulância, em situação estável.
O recuperador-salvador "encontra-se bem de saúde", conclui o comunicado da Força Aérea.
A operação, "de longa distância", envolveu dois meios da Força Aérea, a aeronave C-295M, que descolou da Base Aérea Nº6 (BA6) – Montijo – pelas 12:25, e o helicóptero EH-101 MERLIN.

Fonte:
 
Voltar
Topo