Eletricidade. O que é a potência contratada? Que valor devo escolher?

Lordelo

Avensat
naom_60c36d7fccf13.jpg

A potência contratada é a potência máxima disponível que é escolhida pelo consumidor em função dos equipamentos elétricos que utiliza, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Como é que os clientes sabem qual o valor da potência que devem contratar?

Ora, em primeiro lugar vale sublinhar que a "cada escalão de potência corresponde um preço específico na fatura", sendo que a potência contratada é medida em VA (Volt-Ampere).

"Quanto maior for a potência contratada em sua casa, maior será o número de equipamentos elétricos que poderá ligar ao mesmo tempo", explica o regulador do setor.

Existem 13 escalões de potência contratada, que vão de 1,15 kVA até 41,4 kVA. Os escalões de potência mais frequentes em Portugal são 3,45 kVA e 6,9 kVA.

Que valor de potência devo contratar?

"O valor da potência contratada deve ser o suficiente para satisfazer a potência agregada dos equipamentos que usa ao mesmo tempo. Quanto mais equipamentos elétricos quiser ligar ao mesmo tempo, maior terá de ser o valor da potência contratada", diz o regulador.


Quanto posso poupar reduzindo um escalão de potência contratada?

Ainda de acordo com a ERSE, "se tiver uma potência inferior ou igual a 6,9 kVA, pode poupar entre 20 euros e 30 euros por ano por cada escalão de potência que conseguir baixar".

IN:NM
 
Voltar
Topo