Entrega-se 30 anos após fugir da prisão porque Covid o tornou sem-abrigo

Lordelo

Avensat
naom_614a5a7a8f963.jpg


É uma história insólita que nos chega da Austrália. Darko Desic, um recluso que conseguiu escapar do Grafton Correctional Centre, na Nova Gales do Sul, na noite de 1 de agosto de 1992, entregou-se este mês à polícia porque se tornou sem-abrigo devido à pandemia da Covid-19.

Na altura da fuga, há quase três décadas, o homem, nascido na Jugoslávia, estava detido há 13 meses, a cumprir uma pena de três anos e meio por plantar marijuana, conta o ABC Australia. A polícia ainda montou uma extensa busca por Desic, mas este conseguiu manter-se 'nas sombras' e nunca ser encontrado.

De acordo com fontes próximas da investigação, cita o canal, o homem fugiu para junto das praias de Sydney, em Avalon, onde se estabeleceu a trabalhar em 'biscates' e construção civil.

Contudo, com a chegada da pandemia, o negócio começou a escassear. Darko Desic, atualmente com 64 anos, deixou de conseguir pagar a renda e viu-se obrigado a começar a dormir nas areias das praias. Foi aqui que decidiu que voltar à prisão tornaria a sua vida "muito mais fácil", revelou a polícia.

Assim, no passado domingo, entregou-se numa esquadra. Irá ser presente a tribunal ainda este mês onde vai conhecer a sua nova sentença.

Mas... a história não fica por aqui. A comunidade emocionou-se com a vida de Desic e quis ajudá-lo, criando uma página de angariação de fundos para ajudar o ex-fugitivo a contratar um bom advogado que o coloque de novo em liberdade.

A intenção é que 'sobre' ainda dinheiro para o homem viver... na eventualidade de sair de novo da prisão. Até ao momento, já mais de 400 pessoas se associaram à causa, tendo já sido conseguidos 26.122 dólares de um objetivo de 50 mil.

IN:NM
 
Voltar
Topo