Lordelo
Avensat
Como em tudo, no consumo de bebidas alcoólicas, a moderação é a chave. Estas bebidas podem ter alguns benefícios para a saúde, nomeadamente para a saúde do coração, mas também podem ser prejudiciais. Um artigo publicado na Healthy explica o que acontece.
Benefícios
Pessoas que consomem níveis baixos a moderados de bebidas alcoólicas podem ter um risco menor de doenças cardíacas em comparação com aquelas que não bebem ou consomem quantidades maiores. Um estudo publicado em 2017, no Medical Science Monitor, descobriu que o consumo leve de álcool estava relacionado a um menor risco de síndrome metabólica, um conjunto de condições de saúde que aumentam o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e derrame.
“Há algumas evidências de que quantidades moderadas de álcool podem ajudar a aumentar ligeiramente os níveis de colesterol HDL 'bom'”, diz Satjit Bhusri, fundador do Upper East Side Cardiology na cidade de Nova Iorque, à Healthy. “Os investigadores também sugeriram que o vinho tinto em particular pode proteger o coração, graças aos antioxidantes que contém".
Riscos
Beber excessivamente, ou beber muito além da moderação, pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo hipertensão, arritmia e maior probabilidade de síndrome metabólica. Tudo isso pode aumentar o risco de doença cardíaca ou levar a complicações, caso já a tenha.
O consumo excessivo de álcool crónico e prolongado pode aumentar o risco de cardiomiopatia alcoólica, um tipo de insuficiência cardíaca causada pelo dano ao músculo cardíaco induzido pelo álcool.
IN:NM