M
men
Visitante
Guardiola na despedida: «Foi o meu melhor ano»
Humilde e fiel a si próprio, Pep Guardiola diz que deixa o Barcelona na melhor fase da equipa e com consciência de ter feito um bom trabalho ao serviço do clube catalão.
«Foi o meu melhor ano, aquele em que mais passos demos taticamente. Nos primeiros anos, era só energia e fogo-de-artifício. Recordo esses jogos e lembro que cometíamos muitos erros, mas passados 20 minutos tínhamos quatro golos marcados. No próximo ano seremos melhores», disse Guardiola no final da vitória (3-0) frente ao Athletic Bilbao, que valeu a conquista da 26.ª Taça do Rey para o clube catalão.
Apesar de não ter ganho o campeonato nem a Liga dos Campeões, o treinador fez um balanço positivo de 2012: «Foi um bom ano, vencemos quatro títulos. A Taça dá sentido aos restantes. (...) Estou orgulhoso de ter feito parte deste processo. Não inventei nada, antes de mim já se jogava assim. Tive a sorte de chegar aqui pequeno, jogar e treinar este clube maravilhoso. Nunca quis trair o ideal do Barcelona.»
Sobre os motivos que o levaram a deixar o clube: «Cansaço. Caso contrário, gostaria de continuar. Veremos o que acontece no futuro. Ganhar 14 títulos em quatro anos é muito difícil e estamos orgulhosos do que fizemos. Vou-me com a sensação de ter deixado coisas boas ao clube.»
Questionado se o “seu” Barcelona é a melhor equipa da história: «Seria presunçoso dizer isso. Sei que deixámos boas recordações, o resto são apenas palavras importantes.»