Espanhol é o primeiro condutor europeu sem braços

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
ng2390858.jpg

Comandos instalados no carro de David que permitem que o conduza com os pés





Um espanhol, de 35 anos, tornou-se, esta segunda-feira, no primeiro condutor europeu sem braços a poder conduzir um carro.

David cresceu fascinado pelo mundo automóvel e o seu sonho de menino era conduzir o próprio carro. Mas o facto de não ter braços parecia, à partida, tornar o sonho impossível. Puro engano, só aumentou a sua determinação.

David começou por ouvir falar de uma tecnologia alemã que podia ser adaptada a um carro e permitir conduzi-lo com os pés, através de comandos semelhantes ao "joystick" dos videojogos.

Após vários meses de preparação e burocracia, o desejo de David Rivas concretizou-se e este espanhol, de 35 anos, tornou-se, esta segunda-feira, no primeiro condutor europeu sem braços a poder conduzir um carro.

"Realizei um sonho", disse David na cerimónia de entrega do veículo, acrescentando que ser o primeiro a consegui-lo não é importante, mas sim que "outros saibam que é possível".

O sistema instalado no veículo de David é manobrado pelos pés e tem quatro dispositivos - um comando tipo "joystick" para controlar a direção do veículo; um pedal para acelerar e travar; luzes, piscas e limpa para-brisas são acionados por outro dispositivo e as mudanças são ativadas por um mecanismo controlado com o pé direito.

Para aprender a conduzir, David teve de deslocar-se ao País Basco, onde se situa a única escola de condução com veículos adaptados a condutores com necessidades especiais.









JN
 
Voltar
Topo