Lordelo
Avensat
Arrotar é algo completamente normal e frequente. Aliás, segundo explica a médica Megan Rossi, no jornal DailyMail, em média, cada um arrota cerca de 30 vezes, todos os dias. Muitas vezes é algo tão subtil que ninguém repara. Para alguns o número é ainda maior o que se torna um problema.
Felizmente, existe uma forma simples de contrariar isto, afirma a médica. Mas primeiro é importante saber que arrotar é a forma do corpo expulsar o excesso de ar do estômago. Algo que acontece ao comer e até a falar.
De acordo com a médica, a respiração diafragmática, ou abdominal, é uma forma de controlar os arrotos. Apenas ocupa cinco a 10 minutos do seu dia e funciona porque é uma forma de usar os músculos corretos, ao respirar, e evitar que o ar viaje até ao sítio errado, explica.
Para fazer este exercício de respiração, sente-se ou deite-se, coloque uma mão no peito e a outra no abdómen. Inspire pelo nariz, durante cerca de quatro segundos, sentindo o abdómen expandir. Sustenha a respiração durante dois segundos. A seguir, expire lentamente pela boca, ao longo de seis segundos. Repita tudo ao longo de cinco a 10 minutos.
Para terminar, e comprovar a eficácia do exercício, a especialista cita um estudo, disponibilizado na revista científica Clinical Gastroenterology and Hepatology, em 2017, onde 80% dos pacientes com refluxo e arrotos excessivos, que fizeram respiração abdominal, diariamente, durante quatro semanas, sentiram melhorias significativas.
IN:NM